A gastronomia atual não visa apenas à satisfação de uma necessidade biológica, que é a alimentação. Ela está relacionada com a cultura de cada região, com o perfil de trabalho do chef, com a ocasião, o local em que as refeições são servidas e muitos outros detalhes.
Servir bem tornou-se uma regra básica de etiqueta dos anfitriões de uma casa, um restaurante ou um evento. Embora a cozinha de um restaurante pareça ser quase um sinônimo de gastronomia no mercado de trabalho, existem outros espaços nos quais um gastrônomo pode trabalhar.
Esse profissional pode atuar em confeitarias; em empresas de fiscalização sanitária; indústrias; escolas; hospitais e hotéis.
Também tem a possibilidade de ser um consultor, auxiliando lanchonetes e restaurantes na elaboração dos cardápios, mudança de layout, escolha de fornecedores, entre outras funções.
E não para por aí: a gastronomia no mercado de trabalho é ainda mais ampla! É possível seguir a carreira como personal chef, atendendo ambientes particulares. Alguns gastrônomos trabalham para indústrias, criando pratos a partir do portfólio de produtos dela.