HISTÓRICO DO CURSO
A Fadba evidenciou interesse pelo curso de Tecnologia em Gastronomia ainda no ano de 2018, quando na época por meio do Voto do Conselho Superior n. 023/2018 de 14 de março de 2018 foi autorizada a abertura do curso nutrição em nossa instituição, neste momento já se pleiteava que a partir do segundo ano de funcionamento do curso que fossem iniciados os processos de elaboração do projeto pedagógico do curso de Tecnologia em Gastronomia e posterior solicitação para abertura do mesmo.
Em 2018 foram iniciados os trabalhos para estruturação do curso de nutrição que já daria suporte em termos de estrutura física e propostas pedagógicas para o curso de Tecnologia em gastronomia. Em janeiro de 2019 foram iniciadas as atividades da primeira turma de nutrição da Fadba. Em fevereiro de 2021 foram inaugurados os laboratórios de práticas dietéticas e análises sensoriais já em condições de serem extensivos e compartilhados com o curso de tecnologia em gastronomia visando a implantação de tal proposição.
Em janeiro de 2021 novos encontros para construção do projeto Pedagógico de Curso (PPC) foram realizados, no intuito de aperfeiçoar a proposta, alinhando-a às diretrizes oficiais e às necessidades profissionais da contemporaneidade, contando com o envolvimento de profissionais, como consultores e futuros membros do NDE e professores do curso, e, tendo como resultado, a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de tecnologia em gastronomia.
Nesse sentido, durante os primeiros meses do ano de 2021, foram discutidas e solidificadas as bases deste projeto pedagógico de curso de modo que estivesse consolidado para a tramitação com o pedido de autorização para abertura de curso junto ao Ministério da Educação.
Em agosto de 2022, houve a autorização da comissão da International Board of Education-IBE, órgão que avalia todas as instituições educacionais do Sistema Internacional Adventista. Esta comissão manteve reuniões e realizou entrevistas com os docentes da equipe gestora e deu seu parecer favorável para a continuação dos trâmites para a implantação do curso. Logo após este avanço, foi aberto o processo de autorização junto ao Ministério da Educação - MEC.
Em janeiro de 2022 foi obtida a autorização de funcionamento para o curso junto ao Ministério da Educação, pela portaria nº 1.485, de 8 de dezembro de 2021.
Em fevereiro de 2022, o curso de Tecnologia em Gastronomia teve suas atividades iniciadas, com 35 alunos matriculados no primeiro semestre, tendo como coordenador o Professor Jeandson Moraes. O ano letivo de 2022, foi encerrado com 30 alunos e 09 professores.
No ano de 2022, foram iniciadas atividades de extensão com o tema de gastronomia sustentável, palestras e atividades de alimentação saudável e utilização integral dos alimentos na produção de receitas, envolvendo alunos, professores e a comunidade do entorno. Foram desenvolvidas atividades diversas nas cidades do entorno como Cachoeira e Conceição da Feira. Neste mesmo ano, foi realizada uma viagem de visita técnica à Cidade de Lima no Peru, sendo visitados: O Le Cordon Bleu - Peru, a Fábrica de produtos alimentícios Union, Hospital de referência em serviços de gastronomia hospitalar - Good Hope entre outros. No Brasil foram feitas visitas técnicas à Feiras gastronômicas “Expobahia 2022” na cidade de Salvador; ExpoCruz” na cidade de Cruz das Almas; ao Museo gastronômico do Senac, Mercado Municipal de Salvador e Restaurantes, entre outras atividades.
No ano de 2022 entre diversas atividades destacou-se o projeto de extensão Receitas sustentáveis desenvolvido em parceria com a prefeitura do município de Cachoeira e Fábrica de Couros Mastroto. Os alunos tiveram a oportunidade de capacitar a comunidade sobre os desafios do planeta e instrumentalizá-los para contribuírem com a transformação do espaço em um local mais saudável através da orientação com a produção de receitas que utilizassem o alimento de forma integral.
No que tange à pesquisa, em 2022 foram iniciados os trabalhos de planejamento e implementação dos projetos e temáticas específicas para o curso de Tecnologia em Gastronomia, mas Alunos de gastronomia juntamente com alunos de diferentes cursos da Fadba estiveram envolvidos no projeto de pesquisa intitulado: idosos Quilombolas e a pandemia Covid-19: Perfil cognitivo e psicoemocional, promovendo espaços de construções e discussões de novos conhecimentos científicos.