Para o curso de Teologia, a pesquisa é compreendida como um princípio educativo e formativo, fundamentado na ideia de que as pessoas devem pensar por si mesmas. Nesse contexto, a pesquisa é desenvolvida a partir do fluxo contínuo entre o ensino, a pesquisa e a extensão; da realização de investigações e projetos de pesquisa oriundos de levantamento de necessidades das comunidades interna e externa. Também há articulação com os projetos pedagógicos dos cursos e diálogo com os módulos de aprendizagem, o fomento a práticas investigativas transversais, interdisciplinares e transdisciplinares, intra e intercursos, o trato ético e responsável dos resultados advindos das investigações e iniciativas de valorização aos pesquisadores.
Nesse sentido, a pesquisa é desenvolvida em duas frentes simultâneas: a) no cotidiano da sala de aula; b) linhas de pesquisa e grupos de estudo supervisionados pelo Núcleo de Apoio Integrado à Pesquisa (Naipe). Professores e estudantes são estimulados a desenvolver espírito crítico, ético, inovador, e comprometido com a construção de um conhecimento que seja relevante para o mundo contemporâneo.
No ambiente da sala de aula, são desenvolvidas práticas integradas de ensino, pesquisa e extensão. Dentre as práticas mais comuns estão estudos exegéticos, artigos, estágios supervisionados, trabalhos de conclusão de curso (TCC), entre outros.
As linhas de pesquisa, por seu turno, são alinhadas à vocação institucional e dialogam com os diferentes cursos de graduação e pós-graduação, oportunizando a imersão de professores e estudantes em problemáticas e dilemas profissionais para os quais há necessidade de buscar soluções e/ou explicações. As linhas de pesquisa do SALT/Fadba e seus respectivos professores responsáveis podem ser visualizados no quadro abaixo.