A extensão universitária ocupa um lugar importante dentro do contexto do curso de Teologia, visto estar alinhada à sua visão de missão e serviço ao próximo. Ela é vista como uma atividade acadêmica indissociável do ensino e da pesquisa, a qual se faz ver através dos processos vividos entre a instituição e a comunidade onde se encontra inserida. É também uma oportunidade de vivenciar aprendizagens significativas, de reelaborar o conhecimento.
A fim de potencializar o planejamento, o monitoramento e a avaliação das ações extensionistas, o Curso de Teologia conta com o Núcleo de Extensão (NEXT). Tal núcleo tem como objetivos:
a) evidenciar a indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão nas ações realizadas;
b) fomentar o comprometimento da comunidade universitária com interesses e necessidades da sociedade, em todos os níveis, estabelecendo mecanismos que relacionem o saber acadêmico a outros;
c) democratizar o conhecimento acadêmico e a participação do curso junto à sociedade;
d) contribuir positivamente para o desenvolvimento da consciência social e política dos acadêmicos, formando profissionais-cidadãos comprometidos com os valores bíblico-cristãos;
e) participar criticamente das propostas que objetivem o desenvolvimento local e regional, econômico, educativo, científico, tecnológico, social, esportivo, cultural e artístico;
f) enriquecer o currículo dos cursos de graduação com ações educativas significativas e transformadoras;
g) sistematizar os conhecimentos produzidos;
h) vivenciar a responsabilidade social no cotidiano;
i) inovar nos processos de produção e transferência de conhecimentos, permitindo a ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento tecnológico e social do país.
O SALT/FADBA também oferece um curso de extensão sobre Teologia e Missão. O curso tem a liderança de igrejas locais como público-alvo e é uma iniciativa conjunta do do SALT/FADBAe as Uniões Leste e Nordeste da IASD juntamente com os campos administrativos locais. A extensão universitária do SALT tem como finalidade a troca de saberes sistematizados, acadêmicos e populares, gerando produção de conhecimento resultante do confronto com a realidade regional no contexto eclesiológico e secular.