O curso de enfermagem da FADBA iniciou suas atividades no ano de 2008, tendo a primeira turma formada em 2012. Em todo esse período o curso se estabeleceu recebendo alunos do recôncavo baiano, das demais regiões do Brasil e do exterior. Com uma história de comprometimento com o ensino de qualidade, desde então, o curso tem formado profissionais com um perfil inconfundível.
Em 2010 o curso ampliou a sua matriz curricular para cinco anos e acrescentou disciplinas importantes para o aprendizado teórico e prático dos estudantes, como Enfermagem em Assistência de Alta Complexidade, Saúde de Grupos Populacionais Vulneráveis e Leitura e Interpretação de Exames Complementares.
Sempre atento ao seu papel na formação de cidadãos enfermeiros capazes colocar em ação conhecimentos, habilidades e valores com vistas a transformar realidades, desde 2018 o curso tem adotado um currículo modular baseado em competências, no qual os módulos são concebidos como unidades formativas. Para tanto, a aprendizagem invertida e aulas em salas mais interativas passaram a fazer parte da rotina dos estudantes.
Mais recentemente, o curso incluiu em seu currículo o desenvolvimento de vários projetos de extensão que beneficiam a comunidade ao redor da FADBA.
Em todo esse tempo, o corpo docente, formado essencialmente por professores com mestrado e doutorado, vem adotando distintas metodologias ativas para aprendizagem discente. Podem ser citadas algumas, tais como: projetos de pesquisa, projetos de extensão com atividades na comunidade, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem invertida.
Atos legais do curso
- Autorização: Portaria 1.072 de 27 de dezembro de 2007, publicada no Diário Oficial da União em 28 de dezembro de 2007.
- Reconhecimento: Portaria 270 de 19 de Julho de 2011. Publicada no DOU nº 138 em 20.07.2011.
- Data de início do funcionamento do curso: 28 de Janeiro de 2008.