HISTÓRICO

O Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (IAENE) foi construído em uma fazenda conhecida como Capoeirucu, em Cachoeira, a aproximadamente 130 quilômetros de Salvador, capital do Estado da Bahia, em 1977, pela União Leste dos Adventista do Sétimo Dia, Brasil.

A direção da escola deu início às suas atividades educacionais em 1979, quando foi iniciado um curso preparatório para a prova de Desenvolvimento da Educação Geral Brasileira, equivalente ao ensino médio. O ensino fundamental e médio começou em 1980 e 1982, respectivamente. Um curso voltado para o vestibular brasileiro foi iniciado em 1985, permitindo o início do ensino superior em 1987, quando a Faculdade de Teologia iniciou suas atividades.

A crescente demanda, em nível nacional, por profissionais bem treinados que pudessem trabalhar para cumprir a missão de nossa igreja e a experiência bem-sucedida com ensino fundamental, médio e teológico inspirou nossos líderes a criar novos cursos de nível superior: Administração e Negócios (em 1998), Educação (em 1999), Fisioterapia (em 1999), passando cada curso a chamar-se de Faculdade, FAAD – Faculdade Adventista de Administração, FAENE - Faculdade Adventista de Educação, FAFIS – Faculdade Adventista de Fisioterapia . Os cursos de graduação de Enfermagem e Psicologia foram os próximos a iniciarem, em 2008 e 2009, respectivamente. O Ministério da Educação do Brasil concedeu acreditação plena a esses cursos, mostrando que a escola atendeu às expectativas dos especialistas em educação em relação ao corpo docente, estrutura física e metodologia.

Em 2011, por meio do processo de integralização, agregou as faculdades de Administração, Fisioterapia e Educação, com seus respectivos cursos e a instituição passou a chamar-se Faculdade Adventista da Bahia (Fadba).  Até o ano de 2018, o Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (Salt) funcionava, legalmente, como uma instituição à parte, atrelado à Fadba através da Mantenedora. Neste ano, contudo, o curso de teologia foi incorporado à Fadba, passando a fazer parte formalmente de uma única instituição, ainda que ligado, denominacionalmente, ao Salt da Divisão Sul-Americana da IASD.

Até o ano de 2022, a Instituição mantém o funcionamento dos cursos de graduação: Administração (bacharelado), Ciências Contábeis (bacharelado), Direito (bacharelado) Enfermagem (bacharelado), Fisioterapia (bacharelado), Gastronomia (tecnólogo),  Gestão da Tecnologia da Informação (tecnólogo), Nutrição (bacharelado), Odontologia (bacharelado), Pedagogia (licenciatura), Psicologia (bacharelado e licenciatura), Secretariado (tecnólogo) e Teologia (bacharelado), num total de treze cursos, todos na modalidade presencial, distribuídos em quatro escolas, a saber, Escola de Ciências Sociais Aplicadas, Escola de Humanidades, Escola de Saúde e Escola de Teologia. 

A pós-graduação lato sensu (cursos de especialização), coordenada pela Escola de Pós-graduação, também compõe os serviços educacionais da Fadba, desde o ano de 1998, quando ainda eram faculdades de titularidade, na modalidade presencial. Os cursos oferecidos são afetos às áreas da graduação. 

Em outubro de 2019, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) foi favorável à solicitação da instituição para trabalhar na modalidade EaD, com os cursos de graduação e pós-graduação.

Atualmente (2022), a Instituição conta com 81 docentes (especialistas, mestres e doutores) e 1.760 estudantes nos cursos de graduação