PEDAGOGIA

Cláudia Alves Moreira Ramos

concluiu a graduação em Pedagogia na FADBA no ano de 2005, atualmente é Docente e Assessora Pedagógica na mesma instituição. “A Faculdade Adventista contribuiu totalmente para a evolução da minha formação, pois eu tinha o sonho de me graduar em uma Instituição Adventista, primeiro pelos dos princípios e em segundo lugar, pelo meu objetivo de servir à Educação Adventista. Por este motivo busquei a FADBA e aqui tive a oportunidade de me desenvolver não apenas academicamente, mas em todos os aspectos da minha vida!” Desde que se formou, Cláudia atua na área da Educação, tento atuado na Coordenação da Educação Infantil e Séries Iniciais (1º ao 5º ano), Séries finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, Diretora e Coordenadora de Campo na Associação Bahia Sul. E hoje serve à Educação Adventista atuando na FADBA, seu lugar de formação. “É realmente um privilégio e agradeço muito a Deus por essa oportunidade. Apesar de todos os desafios vivenciados na educação, me realizo totalmente na educação, pois através dela sei que posso ajudar na formação e transformação de muitas vidas”.

Osvaldo Bessa Sousa

graduado em Pedagogia pela FADBA no ano de 2016, atualmente é Coordenador Pedagógico e representante dos coordenadores Pedagógicos no Conselho Municipal de Educação do município de Ipupiara- BA, para o biênio 2017-2018. “A Instituição a qual estudei (FADBA), teve um papel muito significativo em minha formação. Ela me permitiu ver de longe e fazer vôos altos. Digo que à FADBA é um lugar onde guarda o melhor da vida”, conta. Atualmente, todas as atividades profissionais que exerço são dentro da minha área de formação. Estou muito satisfeito com minha escolha profissional, sobretudo porque aceitei o desafio de fazer a diferença na vida de outras pessoas. Digo sempre que, trabalhar em educação é muito gratificante, e reitero que vontade, oportunidade, disposição, disponibilidade, além de foco e ter sempre ciência dos seus reais valores, são características fundamentais para o bom profissional..

Tarcisio Matos de Oliveira
Tarcisio Matos de Oliveira
LICENCIADO EM PEDAGOGIA

Tarcisio Matos de Oliveira

Licenciado em Pedagogia pela FADBA em 2011, atualmente atua como gestor do Colégio Adventista Telêmaco Borba (PR). A unidade atende a 474 alunos, contemplando a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. “Hoje, percebo que a oportunidade a mim concedida de ter sido um aluno bolsista, evidenciou o quanto cresci, não apenas no galgar de uma profissão, mas em caráter e espiritualidade. Sem dúvidas, a FADBA nasceu no coração de Deus, e me concedeu uma formação para vida! Aqui aprendi a aprender, a ser, a fazer e a conviver com os outros! Posso afirmar que passei os melhores anos da minha vida nesta instituição, que passou a fazer da minha história, da minha trajetória”. Tarcisio relata que na Faculdade Adventista, obteve uma formação pautada pela excelência, considerando a estrutura, os projetos, a equipe docente, a interação com a coordenação do curso, aguçando ainda mais o foco pela pesquisa, e, sobretudo, a ênfase de formar/preparar missionários para a IASD em todo o território nacional. Através das disciplinas cursadas, estágios, diretório acadêmico, monitorias, projetos diversificados e parcerias com outros campos e Uniões do país, foram-nos concedidas vivências singulares, que possibilitaram a extensão do leque de atuação do profissional Pedagogo. “Ao me deparar com os estudos posteriores no âmbito das *especializações (pós-graduação: lato sensu), pude notar um expressivo diferencial, diante da fundamentação proporcionada pela nossa formação inicial. Carrego comigo a grande responsabilidade de desfraldar a bandeira da FADBA (Iaenense), por onde quer que eu ande, compartilhando assim, os frutos oriundos da singular formação recebida”. Logo após a conclusão do curso, começou a atuar na União Sul Brasileira, mais especificamente na Associação Central Paranaense, onde continua desde o ano de 2011. “Considero a prática educativa como um vasto campo missionário, afinal, a obra da educação e da redenção, são uma - parafraseando a sra White. É muito gratificante notar o desenvolvimento integral dos alunos a nós confiados, e assim, contribuir com a formação de cidadãos com princípios cristãos, úteis à pátria e tementes a Deus. Somente a eternidade poderá nos revelar o alcance de nossa atuação” conclui. *Neuroeducação-Neuroaprendizagem (FAP) *Organização do Trabalho Pedagógico: Gestão, Supervisão Escolar e Orientação Educacional (Uninter)

ENFERMAGEM

Luna Vitória Cajé Moura

Concluiu a graduação em Enfermagem pela FADBA e hoje está na reta final para a conclusão do mestrado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), atualmente é professora substituta na escola de enfermagem da UFBA. “A FADBA me ofereceu o suporte teórico-prático necessário para que eu, como aluna, andasse a "segunda milha" e me desenvolvesse como profissional. Foi uma instituição que me mostrou a importância do cuidado integral aos indivíduos e coletividade, a importância de ser uma profissional ética e que busque sempre a excelência; e, principalmente que preciso sempre colocar Deus a frente de minhas escolhas e assistência ao paciente”. Luna leciona no componente curricular- Fundamentos de enfermagem para o cuidado individual, onde ensina em sala de aula, laboratório e unidade hospitalar, para os discentes do 3º período de enfermagem da UFBA, sobre os conceitos e procedimentos técnicos basais para a assistência de enfermagem. “Apesar da desvalorização que permeia a classe de enfermagem, e o preço pago pelos nossos serviços serem incoerentes com o real valor que eles tem, percebo que se trata de uma profissão fundamental para o bem estar da sociedade. Me sinto bem crescendo academicamente dentro desta área e podendo compartilhar conhecimentos sobre o cuidado ideal a ser ofertado”, conclui..

Fabiano Cavalcante dos Santos

Concluiu a graduação em Enfermagem no ano de 2015 e atualmente trabalha como enfermeiro na Unidade Básica de Saúde no estado do Pará, na cidade de Melgaço. “A FADBA contribuiu na minha formação de diversas formas, sendo meu suporte, meu porto seguro, o apoio necessário nas horas mais difíceis era o lugar onde podia ver o agora de Deus nos detalhes, onde aprendi a ver que os meus sonhos eram capazes de ser realizado, onde aprendi que as barreiras da vida sempre iram existir e, que eu precisava me manter firme, pois a caminhada era árdua, mas a Vitória era garantida, onde encontrei pessoas que chamo de anjos enviados dos Céus para me ajudar em quaisquer situações, esses anjos não tinham e não tem asas, mas com um amor, carinho e respeito sem igual. Em suma, acredito que a Instituição forma profissionais completos, aptos a lidar com o físico, mental, social e, sobretudo o espiritual. Sinto-me honrado por fazer parte da história desta instituição iluminada por Deus”.
Fabiano atualmente é enfermeiro da Unidade Básica de Saúde. “Sinto que a enfermagem não é apenas uma escolha é um chamado de Deus em minha vida, pois a enfermagem é uma arte, poder-se-ia dizer a mais bela das artes. Sinto que Deus ainda tem propósitos muito mais elevados ainda, então seguindo em busco busca de alvos mais elevados e confiando com o melhor ainda está por vir”, conclui.

Rafael Brandão da Silva

Se formou em Enfermagem pela FADBA em 2015. Atualmente é coordenador do CAPS I da cidade de Governador Mangabeira – BA. Pós-graduando em Gestão em Saúde pela UFRB e aluno do Mestrado especial de Saúde Coletiva pela UFRB. “A FADBA foi essencial para mim em diversos aspectos. Em relação à preparação psicológica, pois frente às pressões que enfrento no exercício do meu trabalho, sobretudo da coordenação de um CAPS, lembro-me que tenho um Líder maior, Jesus, que é capaz de sempre dar a correta direção, fazendo com que o meu aprendizado se ligue ao exercício do trabalho, desse modo não cedendo às pressões, pelo contrário, encarando e tentando resolver da melhor maneira possível. Colaborou, ainda, para o incentivo da produção de trabalhos científicos e para o prosseguimento de fazer sempre novas pesquisas e galgar degraus na minha formação. Além disso, também contribuiu, para a formação de elos amigáveis muito fortes, uma vez que os professores, em sua maioria, eram dotados de afeto, o que possibilitava o bom relacionamento com eles, além dos colegas, que se tornaram amigos, por partilhar do mesmo curso, ou até mesmo da mesma fé”. O enfermeiro é educado para ser líder e chefe de sua unidade. Desse modo, Rafael atua como coordenador de uma unidade de saúde psicossocial, além de realizar as ações de enfermagem no mesmo e solucionar os eventuais problemas. Aquém disso, participa de feiras de saúde e palestras. “Não tenho dúvidas de que Deus me colocou na área correta. Realizo-me ao ver meus pacientes saírem com um sorriso no rosto pelo bom atendimento e de reconhecerem esse fato. Satisfaço-me, também, quando encontro novos meios de levar os atendimentos à população que por alguma dificuldade, não pode fazer uso do serviço. A Enfermagem, profissão que leva o cuidado por meio do amor, é encantadora e eu realmente me encontro nela, visto que posso ser evangelizador e profissional de saúde ao mesmo tempo”, completa.

FISIOTERAPIA

Wesley
Wesley Costa
FISIOTERAPIA

Wesley Costa

Wesley Costa formou-se em Fisioterapia na FADBA em 2010. Em seguida, ingressou na Especialização em Ortopedia da Unicamp - SP (juntamente com um colega e amigo, que hoje atua como professor na FADBA, Franklin Cajaiba). Atualmente é professor universitário, empreendedor de duas empresas vinculadas a fisioterapia e concursado em um órgão do transporte (SEST/ SENAT) e afirma que o diferencial que a Faculdade Adventista da Fisioterapia proporcionou a ele, foi o fator determinante para esse sucesso.

"O curso de Fisioterapia da FADBA mudou minha vida. Por ter vindo de uma cidade pequena no interior de Goiás, família humilde, dificuldades financeiras e tantos outros problemas que limitam e nos induzem ao fracasso, encontrei na FAFIS (hoje FADBA), a oportunidade que precisava para não aceitar isso para minha vida. Tive o privilégio de estudar em um centro de referência e qualidade, o qual, me orientou, incentivou, norteou para que hoje eu esteja aqui”, relata Wesley.

Entender que muito mais que um bom salário, status ou coisas superficiais, o objetivo de um Fisioterapeuta é dar o seu melhor para o paciente, trazendo a vida novamente através do movimento, e saber que o sucesso será apenas uma consequência, e que quanto maior for a intimidade com Deus, mais claro, suave e fluído será sua caminhada, esses são alguns dos ensinamentos aprendidos da FADBA através da vivência nesta instituição.

“Aos meus queridos mestres: Hoje reflito e entendo que vocês sempre quiseram o meu melhor, que lutaram para me mostrar isso, e me prepararam para ser um profissional diferenciado no mercado de trabalho. Estou fazendo o meu melhor para continuar essa missão que vocês me qualificaram. Gratidão e respeitos são as palavras que definem”, conclui Wesley.