Jornada gastronômica resulta em experiência profissional para estudantes

A parceria entre a Faculdade Adventista da Bahia e a Universidade Adventista de São Paulo trouxe, durante o período de distanciamento social, uma Jornada Gastronômica prática e saborosa, pela plataforma Zoom. O objetivo da programação foi mostrar aos participantes diversas experiências gastronômicas. Representada pelo chef Jean Moraes*, a FADBA apresentou a preparação de um menu baiano.

Os participantes puderam ter conteúdo relevante e atualizado, contato com profissionais e acadêmicos de outras áreas e instituições, boas discussões e diferentes pontos de vista. “A vida universitária vai muito além das salas de aula e de sessões individuais de estudo. Tudo bem que essas são atividades essenciais do universitário hoje em dia, mas é preciso ir além se você quiser ter uma formação acadêmica mais completa”, ressalta o chef Jean sobre a importância de incentivar os alunos a participar de eventos acadêmicos durante sua graduação.

Mais do que qualquer outra atividade, a gastronomia tem um efeito transformador poderoso. Para cozinhar, é preciso desenvolver uma série de habilidades tanto técnicas como emocionais. Cozinhar ajuda a despertar os sentidos e o lado afetivo das pessoas, dando um impulso ao aprendizado e ajudando a promover a autoestima. Na cozinha, é preciso trabalhar com emoção e em equipe. Paralelamente, em uma cozinha, você também precisa ter organização e desenvolver a capacidade de liderança. São atributos importantes a qualquer atividade que um profissional  da área de alimentação.

*Jean é nutricionista pela UPeU (Lima-Peru), gastrólogo pelo Le Cordon Bleu (Paris-França), possui experiência em restaurantes internacionais (CALA e Astrid Gaston), e atualmente é gerente no restaurante vegetariano Bahia Verde da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) e professor do curso de nutrição da instituição.