por: Ana Clara Silveira
O aprendizado dos alunos de Fisioterapia da Faculdade Adventista da Bahia começou na sala de aula e se estendeu até o CAPS, Centro de Atenção Psicossocial. Nas terças de estágio, eles desenvolvem um projeto de intervenção e contribuição para qualidade de vida das pessoas com quadros de transtornos mentais em meio ao cenário pandêmico.
No semestre anterior, orientados pela professora Sânzia Ribeiro, os grupos de estágio escreveram projetos que contemplassem e atendessem a demanda das políticas públicas de saúde, além de priorizarem equipamentos sociais relacionados à atenção primária à saúde. Entre um grupo de alunos surgiu a ideia de desenvolver essa ação específica para o CAPS Ana Nery, localizado em Cachoeira.
Novas ações
A supervisora do estágio de Atenção Básica de Fisioterapia, Lígia Azevedo, explica que “as ações foram pensadas e baseadas na ideia da reinserção dessas pessoas na sociedade”. Ela ainda acrescenta que é importante que eles sejam instruídos quanto ao “retorno das atividades em grupo, já que eles passaram todo esse tempo de pandemia em casa, sem contato com outras pessoas”.
Antes da pandemia, as pessoas atendidas pelo CAPS participavam de diversos momentos em grupo como oficinas de música e arte. Para retomar essas características de interação social, os alunos promovem diversas atividades. “Exercício físico, rodas de conversa sobre hábitos saudáveis, dinâmicas que promovam socialização, entre outros”, reforça Lígia.
A professora frisa que o apoio da faculdade nesse processo também faz toda a diferença. Tanto alunos quanto a comunidade ganham quando projetos como esse são construídos. “A Fadba apoia e deve incentivar esse tipo de projeto para que os alunos possam desenvolver habilidades e competências em diferentes aspectos acadêmicos”, afirma. Além disso, ela acredita que “o envolvimento em projetos sociais agrega muitos saberes e experiências diversificadas, deixando o profissional mais humano e bem preparado para o mercado de trabalho”.