Clínica de Nutrição atende comunidade adulta próxima a região da Fadba

Ana Clara Silveira

 

O atendimento nutricional é indispensável para aliviar tensões e evitar doenças como obesidade, hipertensão e diabetes. O cuidado com a saúde nesse âmbito tem sido uma busca constante de muitas pessoas, principalmente quando entendem os benefícios que os alimentos podem trazer para a vida. Afinal, a nutrição faz parte dos oito remédios naturais deixados por Deus e contribuem para a qualidade de vida.

Mais disposição, foco e energia são algumas características que podem ser notadas por quem faz o acompanhamento nutricional. Por isso, o curso de Nutrição da Faculdade Adventista da Bahia decidiu democratizar o acesso aos atendimentos nutricionais para a comunidade local. “Os estudantes fazem o serviço sob o suporte de um professor orientador”, explica a docente Tchana Oliveira.

Funcionamento dos atendimentos

O principal público atendido são os adultos, além de idosos com comorbidades. Todas as terças e quinta pela manhã, às 7h30 e 8h, respectivamente, alunos e professores recebem a comunidade para orientá-los. Como ministra da disciplina de “Nutrição nas fases da vida II no ambulatório da clínica escola”, Tchana afirma que é a “primeira vez que a clínica oferta esse serviço para esse público”. Ela e a professora Gabrielly Neiva coordenam as atividades dos alunos e se revezando nos dois dias da semana para acompanhar cada etapa do processo.

O envolvimento dos alunos é primordial, pois conseguem alinhar a prática profissional ao atendimento assistencial, auxiliando muitas famílias que, conforme explica a professora Tchana, “desenvolveram muitos problemas ou os agravaram durante a pandemia, como o sobrepeso”.

Para auxiliar com uma taxa de manutenção dos serviços e gerar maior senso de responsabilidade com os horários, as pessoas atendidas pagam 10 reais pelo serviço. Dessa forma, também ajudam a dar continuidade ao projeto.

Apoio da Fadba

Os estudantes estão envolvidos e animados com o projeto. A Fadba incentiva essas iniciativas e tem dado o suporte necessário. “A faculdade apoia com o espaço da clínica, proporcionado o que a gente precisa, além de divulgar o que estamos oferecendo”, comenta a professora Tchana. Ela ainda acrescenta que “essa parceria está sendo muito positiva para a comunidade”.