Faculdade adventista da Bahia adquire impressoras 3D para prática de alunos em sala de aula

Wiliane Passos

 

Além de facilitar a aprendizagem, habilidades de manipulação de novas ferramentas estão sendo cada vez mais requisitadas no mercado de trabalho

 

Com o propósito de inovar e trazer um ensino cada vez mais prático, a Faculdade Adventista da Bahia(Fadba) procura incentivar a iniciativa dos alunos ainda na graduação. Buscando novas maneiras de aprendizado, acompanhando tecnologias e tendências, a Fadba trouxe duas impressoras 3D para a sala de aula. 

As impressoras 3D já fazem parte do mercado em diversas áreas e utilizar essa tecnologia na educação trás a oportunidade de preparar os alunos para acessar e saber utilizar o recurso, além de permitir a descoberta de novas tecnologias, desenvolvimento da criatividade e implementação de projetos educacionais e técnicos.

 

Contexto histórico

Jean do Ouro, coordenador do curso de Gestão de Tecnologia da Informação explica que vivemos em um momento da ampliação da revolução digital, que chega como uma terceira fase da revolução industrial, tendo como matéria prima a internet. A revolução digital muda a forma de se fazer coisas de maneira mais eficiente e produtiva.

Hoje é possível fazer quase tudo através de um dispositivo móvel, de qualquer lugar do mundo. O celular transforma o computador, GPS, televisão, rádio, relógio, alarme e dezenas de outras utilidades em um equipamento único.

“Tudo isso evoluiu muito mais rápido do que a civilização conseguiu evoluir. É necessário que a revolução digital que o mercado já imprimiu seja ensinado às novas gerações porque há alguns que aprendem pela convivência, mas a maioria das pessoas não consegue acompanhar na sua dimensão completa”, expõe Jean.

As impressoras 3D já entraram no mercado com força suficiente. Nos Estados Unidos estão na faixa de preço de uma impressora normal e aqui no Brasil hoje, está custando o valor médio de um aparelho celular.

 

Aplicação na educação

A Faculdade Adventista da Bahia apresenta várias maneiras de fazer com que o aluno se “empodere” dessa revolução, para que ele seja portador das habilidades necessárias que o mercado requer. A faculdade oferece o aprendizado de planilhas eletrônicas, da manipulação das imagens, edição de vídeos e agora oferece a possibilidade dos alunos lidarem com a impressão 3D. 

Hoje A Fadba oferece a possibilidade de que alunos de todas as áreas se capacitem para saber lidar com a tecnologia. A 3D apresenta duas interfaces: o software de criação das imagens e as impressoras . Hoje a Fadba possui duas impressoras, 1 de filamento e outra de resina, que é mais veloz e oferece um resultado com resolução mais aprimorada.

As áreas de aplicação são diversas: na área de administração existe a prototipagem, ou seja, você imagina um produto, então pode usar a impressora para fazer o protótipo dele. Na área de fisioterapia se utiliza órtese e prótese, onde um cliente que perdeu um membro do corpo, pode através da tecnologia desenvolver uma prótese na impressora 3D. Dentro da odontologia é possível reproduzir casos em tamanho real de situações complexas para que os alunos e professores possam saber como desenvolver a melhor estratégia de atendimento ao paciente.

O engenheiro mecânico Erik Lago é especialista em tecnologia e realiza estudos e pesquisas na área. Na Faculdade Adventista da Bahia é professor e líder do projeto que já foi estabelecido e tem se aprofundado sobre o tema. A iniciativa beneficiará não só os cursos de saúde como os cursos de Ciências Sociais Aplicadas, Educação, Teologia e demais áreas em que os alunos estão sendo preparados para manusear e desenvolver os materiais com esses equipamentos.

Conheça mais sobre a Faculdade Adventista da Bahia e o Colégio Adventista da Bahia através do site: www.adventista.edu.br e redes sociais @faculdadeadventista