Diretório Acadêmico de Estudantes da Fadba tem nova direção

DA é composto por representantes de todos os cursos da Fadba

Luciana Santana Diniz

O Diretório Acadêmico da Faculdade Adventista da Bahia tem nova gestão. O DA é a entidade que representa todos os estudantes de uma instituição, defendendo os interesses dos universitário e apresentando à direção institucional as demandas e ideias do seu corpo estudantil.

Segundo a nova presidente do DA da Fadba, Raquel Cristina Silva de Jesus, a Faculdade Adventista da Bahia é referência em ensino de qualidade como também na formação de profissionais competentes, e seu inventivo e apoio à criação do Diretório Acadêmico dos Estudantes demonstra seu real interesse em promover um ambiente acadêmico que seja agradável a todos, excecionalmente aos seus estudantes. “Os interesses e sugestões que os alunos propõem podem, em muito, elevar a qualidade da instituição, promovendo assim um ambiente acadêmico cada vez mais acolhedor e que valorize os seus discentes”, expressa.

O processo para a montagem do DA envolve alguns passos. É primeiramente necessária a convocação de uma Assembleia Geral para reunir os estudantes interessados e definir quem irá compor a Comissão Pró-DA, que elaborará uma proposta do Estatuto Social do Diretório. Na segunda Assembleia Geral acontece a discussão e decisão de assuntos importantes para a criação do Diretório, tais como: aprovação ou não do Estatuto, nome do DA e o período que as chapas terão para campanha antes das eleições.

O passo seguinte é a formação das chapas discentes. Os interessados em compor a diretoria se reúnem com outros universitários que tenham ideais
e objetivos semelhantes, e que sejam estudantes dos variados cursos da instituição, visto que o Diretório Acadêmico é responsável por defender os direitos de todo o corpo discente e não somente uma parte deles. Passado o período de campanha das chapas, os universitários irão votar naquela que mais representar os seus interesses, há a cerimônia de posse da chapa vencedora, o registro e a captação de recursos que é um ponto
muito importante para a manutenção do DA.

O Vox Populi contém 20 membros, de todos os cursos que a FADBA oferece e conta também com uma representação do Seminário Latino Americano de Teologia, o SALT, acrescentado diante de uma sugestão, somando então 21 discentes. Ressalta a presidente do DA.