O Curso de Psicologia da Faculdade Adventista é concebido conforme a legislação educacional vigente no que se refere aos princípios, objetivos e prescrição curricular. Assim, tem o compromisso de formar Psicólogos que atuem com o rigor técnico e com o compromisso ético com a profissão. Desse modo, pretende que seus egressos sejam profissionais competentes e capazes de atuar em diversificados contextos de ação do Psicólogo, preventivamente e conforme as demandas da sociedade, entendendo os fenômenos psicológicos e empregando técnicas de intervenção adequadas para promover qualidade de vida e bem estar.
Assim, o egresso do curso de Psicologia que optar pela ênfase em Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde deve ser capaz de reconhecer o ser humano como agente modificador e promovedor de seu próprio bem estar, e ser um apoiador na formação de hábitos e de atitudes que facilitem a promoção da saúde. A ênfase em Psicologia e Saúde pretende desenvolver no aluno, entre outras, as seguintes competências e habilidades:
- Identificar as causas e os sintomas do sofrimento psíquico e físico de indivíduos e grupos, intervindo no sentido de minimizá-los ou solucioná-los;
- Utilizar instrumental teórico adequado que possibilite a identificação e o diagnóstico dos problemas de saúde com uma abordagem global dos aspectos bio-psico-sociais;
- Situar o contexto socioambiental em que o sujeito está inserido e onde se expressa seu sofrimento;
- Participar da elaboração, execução e análise de projetos e programas e no desenvolvimento de tecnologias próprias para a saúde, num contexto multiprofissional;
- Participar do planejamento e elaboração de políticas de saúde e programas educativos, atuando em campanhas públicas, situações de crise e epidemias;
- Realizar pesquisas visando a construção e a ampliação dos conhecimentos teóricos e aplicados, no campo da saúde e da saúde mental.
- Analisar e interpretar indicadores epidemiológicos, para subsidiar a elaboração de planos de trabalho.
Por sua vez, espera-se que o egresso que optar pela ênfase em Psicologia e processos de gestão deve ser capaz de atuar no âmbito do trabalho desenvolvendo ações que tenham em vista a saúde mental e a qualidade de vida dos sujeitos envolvidos no contexto produtivo, assim como o pleno desenvolvimento das potencialidades dos trabalhadores à eficácia e eficiência no trabalho e no cuidado consigo mesmo. A ênfase em Psicologia, Trabalho e Processos Organizacionais pretende proporcionar ao aluno, entre outras, as seguintes competências e habilidades:
- Atuar apoiado em teorias e técnicas psicológicas identificando problemas que afetam a saúde e qualidade de vida de trabalhadores, bem como os resultados na produção.
- Perceber e antecipar dificuldades relacionais no contexto laboral, e promover um clima propício para o bom desenvolvimento das relações chefia/subordinado e das relações entre os trabalhadores.
- Reconhecer, no contexto de trabalho, elementos que causem danos à saúde física e psíquica dos trabalhadores, e elaborar planos de ação que visem à melhoria de tais condições.
- Planejar, executar e/ou participar de pesquisas visando a construção e a ampliação dos conhecimentos teóricos e aplicados relacionados à compreensão das implicações do trabalho para a saúde mental e subjetividade humana;
Já, o egresso que optar pela ênfase em “Psicologia e processos clínicos” deve ser capaz de realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, utilizando as teorias, os recursos e técnicas adequados. A ênfase em Psicologia, Trabalho e Processos Organizacionais pretende proporcionar ao aluno, entre outras, as seguintes competências e habilidades:
- Utilizar adequadamente as técnicas e recursos específicos das abordagens;
- Aplicar de modo eficaz e ético os instrumentos de avaliação psicológica;
- Acolher a pessoa com suas demandas e singularidades;
- Proceder a prática terapêutica respeitando a condição e o contexto da pessoa;
- Evidenciar uma postura responsável e comprometida.