PÓS

Edição 2018 da Revista Formadores apresenta novos cadernos

A Revista Formadores é oferecida no formato online e conta com dois cadernos semestrais, porém vem adotando os cadernos especiais - congresso, negócios, educação e cultura e mosaico para dar mais dinamismo e interdisciplinaridade ao periódico. É por essa razão que a avaliação da Revista Formadores vem melhorando em classificação e ampliando as áreas de classificação. 

Em 2018 foi publicado inicialmente o Manual de 2018, contendo a nominata atualizada e as regras para o ano. Trata-se de uma importante publicação para que os pretensos autores possam avaliar os objetivos e direcionamentos do periódico. Vale destacar a importância do cuidado em ler o manual antes de postar as revistas.

A publicação seguinte se tratou dos anais do 5o Congresso Científico da FADBA. Neste caderno se encontram os resumos dos trabalhos da área de Ciências Sociais Aplicadas.

Em Junho foram feitas duas publicações: a do Caderno do I Semestre cuja temática central partiu da seguinte inquietação: “Ações e propósitos: Qual a relação que se estabelece“? e o caderno especial de Iniciação Científica que publicou fast track CONGENTI.

Os trabalhos publicados foram apresentados na primeira edição do CONGENTI realizado pela Universidade Tiradentes em novembro de 2017. O Congresso de Gestão, Negócios e Tecnologia da Informação(CONGENTI) é um evento de natureza acadêmico-empresarial que tem como objetivos interligar as áreas de conhecimento de Administração, Contábeis e Tecnologia da Informação que atuam hoje na vanguarda do mundo dos negócios. Também objetiva tornar conhecidas as pesquisas nestas áreas, incentivando acadêmicos de Iniciação Científica e pesquisadores a continuarem sua caminhada no aprofundamento das pesquisas; colocar seus resultados à disposição dos empresários locais e nacionais para a integração ensino-pesquisa aplicação prática dos resultados da investigação na economia global. Os trabalhos publicados nos fazem refletir sobre a importância da gestão para a melhoria da eficiência de organizações e instituições, refletindo ainda sobre a importância de eventos dessa natureza.

 Leia também: Professores da FADBA lançam livro de estratégia

Acompanhe: MEC autoriza criação de novos cursos na FADBA  

Sobre a Revista: 

A Revista Formadores foi criada no ano de 2004, com o objetivo de servir como um espaço para a veiculação de produções científicas de docentes e discentes da instituição, em nível de graduação e pós-graduação, possibilitando ainda a veiculação de publicações de outros pesquisadores pelo Brasil, das áreas de administração, contabilidade, economia, educação, psicologia e afins.

Em 2013 foi adotado o formato online, com ISSN², em edições semestrais, para cumprir os critérios impostos pela CAPES³. A pontuação vai desde C até A1. A CAPES constitui comissões que avaliam as revistas de acordo com os critérios pré-estabelecidos. A cada ano os formatos de diagramação e texto são melhorados, com o objetivo de obter a melhor qualificação possível. Formadores já é uma revista indexada pelo LADINDEX4, que representa outro critério importante, possibilitando a qualificação A3.

São mais de 10 anos construindo e aprimorando o conhecimento. “Os investimentos que a instituição faz em pesquisa são muito significativos. A FADBA tem uma política de pesquisa diferenciada, então acho que isso aparece na revista. A revista reflete o comportamento da instituição. O que nós esperamos é chegar ao nível de excelência que seria o A1, mas para nossa realidade, afastados de centros urbanos, o resultado que temos já é muito significativo”, conclui Tânia.

As atuais avaliações da revista são:

 Área de Avaliação                                                                                           Classificação

 

Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo _________    B4

Artes _____________________________________________________________  B5

Educação __________________________________________________________ C

Interdisciplinar _______________________________________________________B4

Planejamento Urbano e Regional / Demografia _____________________________ B4

Psicologia __________________________________________________________ B4

  

*Tânia Moura Benevides é a atual editora da revista, professora da FADBA, graduada em Administração, com Mestrado e Doutorado em Administração.

¹Qualis – É o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

²ISSN – Número Internacional Normalizado para publicações Seriadas. É o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído.4

³CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior é uma agência governamental vinculada ao Ministério da Educação(MEC). Tem como atribuições a avaliação da pós-graduação stricto sensu, acesso e divulgação da produção científica, investimentos na formação de especialistas de alto nível e promoção da cooperação científica internacional.

4LATINDEX– (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) é um sistema de informação dedicado ao registro e difusão de revistas acadêmicas editadas nos países ibero-americanos.

Acesse a edição completa AQUI. 

 

Comente