Samara Morais, 5 anos, não consegue esconder a alegria de ver e ouvir a Tia Cecéu. O brilho em seus olhos revela o quanto é especial, para ela, falar sobre isto. Quando ela assistiu o DVD pela primeira vez, tornou-se fã de carteirinha. “Mamãe, liga a TV, que eu quero ver a Tia Cecéu”, ela disse sorrindo, expressando a sua felicidade por vê-la pessoalmente.
Dezenas de outras crianças também tiveram esta mesma sensação ao participarem da Semana de Oração Infantil. Elas combinaram um misto de atenção e muita empolgação. O evento ocorreu na capela do residencial masculino, entre os dias 12 e 15 de março.
“Aquilo que a gente aprende enquanto criança, nós fixamos e nunca mais esquecemos. Todas as atividades realizadas buscam ser muito interativas. O objetivo é que elas nunca se esqueçam do que foi dito. Quando eu encontro os pais, eles me dizem o quanto as lições ensinadas foram importantes”, disse Maricéu Iglesias, apresentadora da Semana de Oração Infantil.
Todos os dias, as crianças cantaram várias músicas educativas que enfatizavam a importância da alimentação, cuidado pela natureza e respeito ao próximo. No ritmo das músicas, as crianças cantaram bem altas, executando as coreografias, e mostraram que entenderam os temas abordados.
Desenhos animados educativos também prenderam a atenção e provocaram uma série de risos na garotada. “Os desenhos são muito legais, porque a gente aprende como conviver com os nossos colegas e como sermos honestos”, disse Isabela Xavier, 5 anos, comprovando que fixou as lições aprendidas.
Logo após o desenho, iniciava o momento mais esperado: As Histórias da Tia Cecéu. O momento chamava a atenção do público infantil, porque as histórias eram dramatizadas com a interação das crianças. Samara conta que “o mais legal do momento é quando a gente participava como se estivéssemos dentro da história”.
E para desenvolver o cultivo da espiritualidade, cada turma confeccionou e decorou uma caixa, para ser depositados pedidos e agradecimento a Deus. No momento da oração, os representantes de cada turma vinham à frente para orarem pelos pedidos que foram feitos.
A coordenadora pedagógica, Valéria Paulina, disse que “a Semana de Oração Infantil é um momento de conscientização dos valores da família, respeito, cooperação, amizade e fé. Muitos pais nos procuram para saber sobre o tema e até ficam expectantes pelo inicio da programação”.
Maricéu Iglesias é educadora e apresentadora do programa Histórias da Tia Cecéu, exibido pela Rede Novo Tempo de Comunicação, SKY, canal 14.