CORPO DOCENTE

DANIELLE GUEDES DANTAS LIRA

Possui graduação em Nutrição (Universidade Federal de Alagoas, 2009). Especialista em Gestão em Saúde (Universidade Federal de Alagoas - 2013) e Especialista em Nutrição em Nefrologia (Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde - Hospital das Clínicas - Universidade Federal de Pernambuco, 2015). Mestre em Nutrição pelo Programa de Pós- Graduação em Nutrição na área de Bases Experimentais da Nutrição (Universidade Federal de Pernambuco, 2018). Professora Substituta do curso de Nutrição, na área de Nutrição Clínica (Universidade Federal de Alagoas, 2019). Coordenadora do curso de Nutrição (Faculdade Adventista da Bahia).

FABIANO LEICHSENRING SILVA

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Feevale, mestre e doutor em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Saúde Pública, especialista em Metodologia e Pesquisa no Ensino Superior e membro da sociedade brasileira de fisiologia. Tem experiência na área de Fisioterapia em Terapia Intensiva, foi coordenador de estágio e coordenador do curso de fisioterapia da Faculdade Adventista da Bahia, também atuou como coordenador institucional de pesquisa e como coordenador geral de Pós-graduação da Faculdade Adventista da Bahia, bem como professor de Fisiologia do curso de Fisioterapia e professor da pós-graduação Lato Sensu de Saúde Pública e Fisioterapia Hospitalar, tendo atividades administrativas e docentes vinculadas à Residência em Fisioterapia Hospitalar com Ênfase em Terapia Intensiva no Hospital da Cidade (Salvador/BA) e na Residência de Fisioterapia Pediátrica e Neonatal do Hospital Estadual da Criança (Feira de Santana/BA). Atua também como professor da graduação e do mestrado do Seminário Latino Americano de Teologia. Atualmente atua como Diretor acadêmico da Faculdade Adventista da Bahia e como professor do Seminário Adventista Latino Americano de Teologia, onde realiza pesquisas na área de Espiritualidade e Saúde.

HELEN MEIRA CAVALCANTI

Possui Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) 2003, Pós-Graduação Lato Sensu em Reabilitação nas Disfunções Neuromotoras pela Universidade de Santo Amaro (UNISA-SP) 2004, Pós-Graduação Stricto Sensu em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP) 2007. Doutoranda em Ciências da Saúde na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem formação na Técnica de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (Método PNF). Atualmente é docente, supervisora do estágio curricular obrigatório e membro do Núcleo Docente Estruturante no curso de Fisioterapia da FADBA; presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais de Experimentação (CEUA) da FADBA.

LILIAN ANABEL BECERRA DE OLIVEIRA

Possui Mestrado em Medicina e Saúde Humana - Escola Bahiana de Medicina (2013), Mestrado em Fisioterapia - Andrews University, USA (2002), Graduação em Fisioterapia - Universidad de la Frontera, Chile (1987), Especialidade em Ortopedia e Saúde Pública. Atualmente é Gerente da Clínica Adventista da Bahia e Coordenadora Geral dos Estágios de Saúde - FADBA. Professora de Anatomia, Cinesiologia e Cinesioterapia. Tem experiência profissional em Fisioterapia, com ênfase em Ortopedia e Terapia Manual; Pesquisas nos temas de: Disfunção temporomandibular, e neuromodulação.

LUIZ CARLOS LISBOA GONDIM

Mestre em Família na Sociedade Contemporânea (UCSAL, 2009); especilaista em Docência Universitária (IAE, 2004), graduado em Filosofia (UNICAP, 1982), Pedagogia (FACHO, 2002) e Teologia (ENA, 1985). Autor de diversas obras, atualmente é professor universitário do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, onde ministra disciplinas nas áreas de Filosofia, Família e Educação além de atuar como palestrante nessas mesmas áreas em todo o Brasil. Trabalha junto a Igreja Adventista do Sétimo Dia desde 1983 onde desenvolveu atividades como pastor, gestor e professor na educação básica, e diretor do departamento de educação da Rede Adventista de Ensino no Norte e Nordeste.

LUIZ FRANCISCO ROCHA E SILVA

Graduado em Farmácia e Bioquímica (2004), Mestre em Medicina Tropical (Fundação de Medicina Tropical/UEA - 2009) e Doutor em Biotecnologia (UFAM - 2014). Atuou como Farmacêutico-Bioquímico Clínico na Secretaria municipal de Autazes-AM (2004-2007) e Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (2012-2015); Coordenador do Curso de Farmácia do Centro Universitário do Norte e professor das disciplinas Farmacologia, Bioquímica, Química Orgânica e Química Farmacêutica (2008-2015); Gestor no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), atuando como assessor da direção, Coordenador de Administração e Serviços; Coordenador da área de Farmacologia e coordenador do Projeto de Gestão do CBA (2015-2017); Pesquisador Visitante DTI no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2010-2014). Atua na área de Farmacologia de Produtos Naturais, Fitoterápicos, Cadeias Produtivas, Ensaios Farmacológicos Pré-clínicos, Bioprospecção e Antimaláricos. Nestes temas tem participado e coordenado projetos financiados por agências oficiais de incentivo à pesquisa e publicado diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais. Coordenador de Pesquisa e Pós-graduação da FADBA (desde 2017) e professor do Curso de Nutrição (desde 2019).

MARCIA OTTO BARRIENTOS

Doutoranda em IMUNOLOGIA - UFBA. Mestre em CIÊNCIAS, área de concentração - Química para agricultura e ambiente - CENA/USP. Especialista em QUÍMICA - Universidade Federal de Lavras - UFLA e em DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR - FACIMED. Bacharel em FARMÁCIA pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo-FAFABES e com licenciatura plena em QUÍMICA pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal-FACIMED. Atualmente é professora na Faculdade Adventista da Bahia - FADBA. Na experiência do ensino consta no ensino superior (UNIR, FSP, FAROL, FACIMED, FADBA) e ensino médio (Colégio Clarice Lispector, Governo do Estado de Rondônia e IAENE). Na área de farmácia, foram 19 anos, com ênfase em Farmácia Comunitária e Administração de Farmácias. Atualmente pesquisa ampla varredura genômica - GWAS - para doença periodontal.

Patrike Wauker Pereira da Silva

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Graduado em Letras Vernáculas, pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

RAIMON RIOS DA SILVA

Mestre em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, com financiamento da FAPESB/CNPq (2015). Especialista em Enfermagem em UTI pela Faculdade Adventista da Bahia - FADBA (2015). Enfermeiro pela FADBA (2012). Foi professor substituto de Fisiologia humana no departamento de Biorregulação, Instituto de Ciências da Saúde (ICS), UFBA (2016 e 2017). Atualmente está doutorando em Imunologia pela UFBA, com financiamento da FAPESB/CAPES e é professor de Bases Morfofuncionais, na FADBA. Possui experiência com utilização de metodologias ativas e ensino baseado no protagonismo discente. Faz pesquisa na área de imunologia, imunogenética e biologia molecular, estudando impactos de variantes genéticas na função normal da pele e se interessa também por imunomodulação em inflamações e alergia, imunofarmacologia e bioprospecção de fármacos. Desenvolve atividades de pesquisa no Laboratório de Imunofarmacologia e Biologia Molecular, ICS, UFBA.

Tchana Weyll Souza de Oliveira

Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2010). Especialista em Saúde Pública pala FADBA (2009). Bacharel em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia (2005) . Atualmente é Professora da Faculdade Adventista da Bahia e atua também como pesquisadora no Grupo de Nutrição, Sistema Nervoso e Imunológico da Escola de Nutrição da UFBA. Tem experiência na área de nutrição, com ênfase em Nutrição Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: programação metabólica das doenças crônicas, Obesidade e Educação Nutricional.