Professor da Fadba defende tese sobre Abolição no Recôncavo Baiano

Por: Esther Fernandes

Jacó dos Santos Souza, professor no curso de pedagogia da Faculdade Adventista da Bahia (Fadba), defendeu no dia 15 de julho sua tese doutoral no Programa de Pós-graduação em História na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A tese abordou a abolição na região do recôncavo baiano, com o título: Outros Sujeitos da Abolição, Itinerários de Abolicionistas no Recôncavo da Bahia.

WhatsApp-Image-2021-07-16-at-14.38.12 O principal objetivo do projeto foi analisar trajetórias de três abolicionistas que atuaram na cidade de Cachoeira, Recôncavo baiano, no período de 1880 a 1891, procurando entender a atuação desses sujeitos em diferentes frentes na campanha abolicionista.

 O professor Jacó desenvolveu o tema dentro do contexto específico de cada indivíduo analisado – nas artes, na educação e no direito – mas, também, noutros campos daquela sociedade, mapeando redes de solidariedade, ações individuais e coletivas nas mobilizações abolicionistas e nos momentos imediatamente posteriores à abolição.

Os três abolicionistas analisados no estudo foram o professor Cincinato Ricardo Pereira da Franca, o maestro Manuel Tranquilino Bastos e o solicitador Cesário Ribeiro Mendes. O professor procurou entender como esses indivíduos estavam envolvidos nos movimentos abolicionistas no final do século XIX e como essas ações foram cruciais, principalmente em uma região extremamente importante do ponto de vista econômico e político da Bahia.

“Esses sujeitos estavam atuando na região que concentrava uma grande quantidade de mão-de-obra escravizada. O Recôncavo recebeu inúmeros africanos para trabalhar nos engenhos, então nesse local, onde a força da escravidão era intensa, eles estavam atuando”, ressalta Jacó.

Segundo o professor, desde sua época na graduação, havia nele o desejo de se aprofundar no tema. Durante o programa de Doutorado, ele pode desenvolver esse estudo e “compreender as razões que levaram esses homens a defenderem a bandeira da Abolição no Recôncavo Baiano”. A orientação da tese foi realizada pela Dra. Maria de Fátima Novaes Pires.