Cursos de Fisioterapia da Rede Adventista de Educação se integram em evento científico

Por Suelane Carneiro

O curso de Fisioterapia da Faculdade Adventista da Bahia (Fadba) participou junto ao Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) da XXII Semana de Fisioterapia. A semana teve início no dia 12 de outubro e encerrou na noite desta quinta-feira (15). Este é o primeiro evento que a Fadba participa em parceria realizada por dois cursos de fisioterapia da Rede Adventista da Divisão Sul-Americana.

A Semana de Fisioterapia Unasp/Fadba teve como tema central: Atendimento Multiprofissional (Medicina e Fisioterapia). Segundo o coordenador do curso da Fadba, professor Diego Silva, a proposta do tema é gerar uma conexão entre o tratamento médico (cirúrgico ou não) com o tratamento fisioterapêutico. Alguns dos assuntos abordados vão desde a Reabilitação Cardíaca; Reabilitação Ortopédica; Reabilitação Respiratória a outros temas atuais da profissão.

A dinâmica das palestras ocorreu com o intuito de promover a discursão envolvendo tratamento médico e tratamento fisioterapêutico. Médicos de credibilidade fizeram suas abordagens sobre algumas patologias e em sequência os fisioterapeutas mostravam quais sãos os protocolos de tratamento usados para as patologias. As palestras foram transmitidas pelo canal do YouTube e da plataforma Zoom.

Dentre os palestrantes convidados estavam alguns dos profissionais de renome dos principais hospitais e centros de reabilitação da cidade de São Paulo. O Evento contou ainda com a presença, em sua abertura, do atual presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 3), o doutor Renato Leite.

Para o coordenador Diego Silva, a presença de profissionais qualificados contribuiu para a qualidade e credibilidade do evento. “Ter a presença do doutor Renato Leite demonstra a grandiosidade deste evento. Ter um representante legal de nossa profissão é de extrema relevância.  Todas as palestras foram de máxima qualidade acadêmica e científica”, enfatiza.

“A semana de fisioterapia neste formato representa um marco na história da Educação Adventista na Divisão Sul-Americana. A integração dos cursos foi de suma importância na construção e crescimento de nós como rede, proporcionando abertura de convênios e parcerias. Esse evento de excelente nível científico levou aos discentes de ambas instituições a compreenderem que fazem parte de um Rede de Ensino mundial”, ressalta.

A organização científica e logística do evento ficou a cargo do coordenador do curso de Fisioterapia do Unasp, o professor doutor Abraão Quadro e sua equipe de marketing, direção acadêmica e colaboradores. A Fadba, por meio da coordenação do curso e equipe ficou responsável pela divulgação e participações nas programações. O Unasp encontra-se na sua, XXII edição da semana e a Fadba em sua XX semana.

Para Klerison Lucas, aluno do 6° período do curso de Fisioterapia, a integração dos cursos nesse projeto promoveu grande enriquecimento profissional.

“Essa semana foi muito gratificante. Essa união do Unasp com a Fadba só veio a somar. Os profissionais palestrantes foram bem didáticos e competentes. Abordaram temas relevantes que nos qualificam e nos capacitam para sermos excelentes profissionais. Espero que através desse projeto possam surgir mais ideias inovadoras em prol de nos capacitar cada vez mais”, anseia.

Pensando ainda na integração dos cursos, em janeiro de 2021, será realizado um evento de proporções internacionais. Será o I Congresso Internacional de Fisioterapia da Rede Adventista. Liderado pelo doutor, professor Abraão Quadros e pelos coordenadores dos cursos de fisioterapia de diversos países como: EUA, México, Argentina, Bolívia e Brasil.

Para assistir as palestras clique nos links abaxo:

Primeiro dia: Doença Pulmonar Obstrutiva

Segundo dia: Conhecendo a Prótese Reversa