Aluno do CAB participa do Parlamento Jovem Brasileiro

Emerson Henrique é aluno do Colégio Adventista da Bahia e através de um projeto de lei, foi selecionado para representar a FADBA e a Educação Adventista em Brasília, na Câmara dos Deputados, como parte do projeto Parlamento Jovem Brasileiro*.

Projeto de lei:

Emerson explica que foi incentivado a escrever um projeto de lei sobre coisas que devem ser mudadas/melhoradas no país e o CAB proporcionou a oportunidade de participar de projetos de iniciação científica, como o CLICEL – Clube de linguagens, que o fez ter um capítulo publicado em um livro e essas habilidades, agregaram no resultado final.

A educação adventista tem a visão e missão de fazer a diferença no mundo. O projeto enviado, tem haver com uma união da área da educação com a área de ciência e tecnologia. A proposta foi para que o governo crie uma plataforma que vai auxiliar os alunos e instituir um ensino hibrido nas salas de aula e em casa. Basicamente uma plataforma virtual de acesso aos conteúdo, histórico escolar, desempenho, formas de aprendizagem de máquina(inteligência artificial) e propôs que a preferência sobre as contratações de fornecimento de equipamentos e serviços seja dada a empresas nacionais e startups que estão iniciando suas atividades no mercado e precisam de investimento para crescer e gerar empregos e consequentemente vão gerar mais impostos.

O projeto também propõe que os impostos das empresas dos setores de tecnologia da informação e comunicação sejam direcionados às escolas. Seria um ciclo econômico positivo para o mercado educacional, escolas união e todos os responsáveis.

“Acredito em uma educação ativa, que dá autonomia ao estudante e as ferramentas para ele chegar lá sozinho. Propus um projeto que vai favorecer isso nas escolas públicas. Isso se chama ensino hibrido. Basicamente você entrega ferramentas virtuais ao estudante e ele decide o que ele quer aprender, em qual tempo quer aprender e qual vai ser a melhor forma de fazer isso e os resultados só pode ser positivo porque são as decisões que ele tomou e se ele descobrir que não gosta de alguma coisa, ele tem a opção de parar e começar outra coisa, porque ele está no processo de aprender o que quer usar para transformar o mundo“, acrescenta Emerson.

Isso seria feito, segundo o projeto, através de uma plataforma virtual programada pelo MEC com várias funções que visam democratizar o ensino. Dentro dela seriam disponibilizados e-books para acesso, redução de custos, simulados e gráficos desempenho com inteligência artificial para indicar novas formas de aprendizagem.

“Carecemos de uma integração com a tecnologia para tornar o ensino democrático, prazeroso e proveitoso. Acredito que a tecnologia pode transformar a educação, a educação pode transformar a pessoa, como disse Paulo freire e o ser humano consequentemente transforma o mundo, então vamos investir nas ferramentas primeiro e vamos conseguir fazer uma transformação muito legal”, conclui Emerson.

Educação de qualidade

A Educação Adventista preza por incentivar o acesso ao conhecimento de todas as formas e metodologias possíveis. Um dos objetivos principais é o de formar cidadãos responsáveis e conscientes. Foi pensando nisso que o Colégio Adventista da Bahia propôs aos seus alunos, justamente no momento em que se completam 30 anos da Constituição Federal Brasileira o estudo aprofundado no assunto e a realização do I Simpósio de Humanidades.

O tema escolhido remete aos 30 Anos da Constituição Federal Brasileira de 1988. Com o propósito de debater e apresentar conteúdos relacionados à Constituição – principal símbolo do processo de redemocratização nacional - grandes fóruns de reflexões sobre a configuração do Estado Brasileiro e os Princípios Fundamentais consagrados pela “Constituição Cidadã”, foram formados.

A realização SiHuma constitui importante ação na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do CAB, sem, contudo, perder de vista a integração e o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento com o firme propósito de sustentar as relações de ensino e aprendizagem na perspectiva interdisciplinar. Durante a programação do SiHuma, houve, também, a apresentação de projetos de lei, por alunos que estão participando do programa Parlamento Jovem Brasileiro.

Sobre o PJB:

O *Parlamento Jovem Brasileiro é um projeto do congresso nacional onde estudantes do Brasil inteiro são proponentes de projetos de lei e dentro desse contexto, passam por um processo seletivo, dentre os quais, alguns serão levados a defender seus projetos na própria Câmara dos Deputados Federal Brasileira.

Na seletiva da Bahia, 7 alunos do CAB foram aprovados. Em seguida, a câmara federal selecionou 6 estudantes de cada estado. Os selecionados foram para Brasília, compor um grupo de deputados jovens, que estariam apresentando seus projetos na câmara federal, e iniciando o processo legislativo que poderá ao final virá uma lei de fato e direito.

A riqueza de aprendizados é grande e os 78 alunos que são empossados como deputados jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do nosso país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.

Durante cinco dias, os jovens selecionados dão voz às suas ideias e debatem temas de importância para o Brasil, aprendendo sobre todas as etapas do processo legislativo. As proposições aprovadas ao término da legislatura do PJB são encaminhadas à Comissão de Legislação Participativa (CLP), onde eventualmente poderão tramitar como sugestões de iniciativa legislativa.

Alunos do Colégio Adventista Milton Afonso, de Brasília, estiveram no Parlamento para prestigiar o evento e apoiar o Emerson.