Um breve relato sobre as experiências empreendedoras na Faculdade Adventista da Bahia

Ricardo Costa Caggy

A feira do empreendedor tem sido um diferencial na formação dos estudantes da FADBA, uma oportunidade de colocar em prática conceitos, formular estratégias, experimentar por alguns meses tudo o que um empreendedor enfrenta no seu dia-a-dia. Os desenvolvimentos destas competências empreendedoras serão utilizados por toda a vida profissional dos participantes, permitindo-os realizar escolhas que farão a diferença em suas vidas.

Este evento tão marcante na cultura da instituição tem seu início no ano de 2002, quando da chegada do professor Me. André Gustavo Barbosa para lecionar na extinta FAAD, a convite do professor Me. Valdir Santos, diretor da FAAD, André Gustavo que já atuava como na área de empreendedorismo através de sua vinculação profissional ao SEBRAE, começou a instigar os alunos a buscarem o empreendedorismo como uma alternativa para inserção no mundo do trabalho.

Naquele momento, as discussões sobre empreendedorismo no Brasil ainda eram incipientes e sofriam grande resistência por parte da academia, que rejeitava o empreendedorismo como um campo de estudo capaz de gerar conhecimento próprio e ser objeto de análises mais aprofundadas. No entanto, a FAAD que desde a sua fundação teve como habilitação (e mais tarde vocação) o desenvolvimento regional abraçou o empreendedorismo como uma das alternativas para um desenvolvimento sustentável em nosso país.

A partir daí, que começam as primeiras movimentações no que se tornaria a Feira do Empreendedor, inicialmente apenas como um trabalho dentro de uma disciplina do curso de Administração (ministrada pelo professor André Gustavo) e acontecendo na própria sala de aula, a Feira do empreendedor era na verdade um “dia de empreendedor”, como objeto da disciplina de Gestão de pequenos negócios do curso de Administração.

Por conseguinte, o movimento começou a ganhar força e contar com outros professores entusiastas dentro da FAAD, isso fica evidenciado com a primeira reformulação da Matriz curricular que aconteceu no ano de 2003, nesta mudança foi inserida pela primeira vez a disciplina de Desenvolvimento de Novos Negócios, que impulsionou ainda mais o movimento empreendedor dentro da FAAD. Nos anos seguintes a ação da Feira do Empreendedor, começa a acontecer no âmbito desta disciplina e começa a tomar os corredores da antiga FAAD.

No ano de 2009, o curso de Administração realiza uma nova mudança na Matriz Curricular e é criado um eixo temático sobre empreendedorismo, com as disciplinas de Empreendedorismo, Desenvolvimento de Novos Negócios e Gestão de pequenos Negócios, disciplinas que serviriam como instrumental para a Feira do Empreendedor, neste momento a gestão da FAAD estava sobre a coordenação dos professores Valdir Santos e Gerson Marinho e contavam com a assistência do professor Ricardo Costa Caggy, um entusiasta da temática e que foi decisivo na mudança da matriz curricular, além de já estar realizando grandes eventos na Faculdade, como as FETAD I e II.

A partir de 2010 a Feira do empreendedor toma um novo rumo, passa a ser um evento do curso de Administração e contar com o apoio de toda a Faculdade, a feira que já havia ganhado os corredores da faculdade, agora começa um processo de expansão, sendo realizada pela primeira vez na entrada do prédio universitário, envolvendo toda a comunidade acadêmica no processo. Este processo dá-se em consonância ao processo de integralização das Faculdades mantidas no campus, em 2011 o processo chega ao fim com a criação da Faculdade Adventista da Bahia, com diversos cursos, dentre eles o curso de Administração da extinta FAAD.

Em 2012 a Feira toma outra proporção, agora estando vinculada as práticas interdisciplinares do curso de Administração, e sob a gestão do então coordenador Ricardo Costa Caggy, o evento começa a ser financiado por apoiadores externos, contar com a presença de expositores, palestrantes e atrações culturais. O evento torna-se um dos mais aguardados pela comunidade acadêmica da FADBA ganhando notoriedade e participação ativa de todos. Além disso, a feira passa a ter um professor orientador para cada uma das fases da feira (planejamento e organização do evento; e os empreendimentos).

Em 2014, acontece uma mudança marcante na Feira do Empreendedor, pela primeira vez ela é realizada fora da FADBA, no centro da cidade de Cachoeira (Convento do Carmo), apresentando para comunidade em geral todo potencial empreendedor dos jovens estudantes. O evento ganha um formato ainda mais pujante e atrativo para a comunidade e se consolida como o principal evento de empreendedorismo de todo o recôncavo baiano.

Nos dois anos seguintes a Feira apresentou ainda outras transformações tais como, a participação de estudantes de outros cursos, visita de estudantes de outras IES, ciclos de debates, apresentação de casos de sucesso de empreendedores locais, exposição de empresários da região e a grande inovação de 2016 que foi o Empreenday, um dia voltado ao empreendedorismo que apresenta para a Fadba e para as cidades da região o potencial empreendedor dos estudantes, um evento menor fruto da tradicional e aguardada Feira do Empreendedor, foram realizados em Governador Mangabeira e em Muritiba. Os estandes e palestra foi aberto para a comunidade durante todo o dia.


As versões de 2017 a 2019 contaram com suas inovações e desafios, mas certamente muito aprendizado. No ano de 2020, por conta da pandemia da Covid-19 a Feira aconteceu no formato online e vivenciou uma nova roupagem. Em 2021 a equipe organizadora decidiu retomar o evento presencial, no segundo semestre, visto a Fadba anunciar o semestre híbrido (aulas presencias transmitidas online) e em apenas dois dias de evento foi um sucesso regional!


A XIX da Feira do Empreendedor teve como tem Reconectando Pessoas e contou com 24 alunos na organização, sendo dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Essa foi a primeira versão do evento com a organização compartilhada e a parceria foi um sucesso.