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A política de apoio ao estudante da FADBA se propõe a investir nos processos seletivos, no acompanhamento durante o percurso de formação, na concessão de bolsas pela instituição e até na orientação para posicionamento no mercado de trabalho na condição de egresso. Todas as ações estão sob a coordenação da Direção Acadêmica e objetivam promover acesso do estudante aos segmentos acadêmicos, sociais, políticos e espirituais.

Assim, os estudantes de Escola de Saúde (ESA) terão apoio em ações integradas, por meio dos diferentes setores e ações a seguir.

  1. Secretaria Acadêmica. Para fornecimento de informações e orientações sobre registros acadêmicos, publicação de avisos e editais de interesse dos estudantes e fornecimento de documentação solicitada, conforme normas regimentais. Com uma senha pessoal, todos os estudantes têm acesso aos dados e registros acadêmicos pessoais.
  2. Coordenação de Curso. Está disponível em horários previamente divulgado para atender as demandas exclusivas dos estudantes do curso. Preferencialmente o Coordenador do curso é o Orientador Formativo para as turmas de iniciantes.
  3. Seminário para ingressantes. É oferecido nas primeiras semanas de aula para todos os estudantes iniciantes com diversas orientações sobre o curso e programa de estudo. Orientações são dadas especialmente sobre o design curricular, metodologia e avaliação.
  4. Núcleo de Atendimento Psicopedagógico (NAPp). Um serviço de atendimento psicopedagógico clínico e institucional aos estudantes, que visa identificar as principais causas das dificuldades no processo de aprendizagem apresentados pelos mesmos nos diferentes momentos de sua formação e oferecer intervenção psicopedagógica a fim de amenizar tais dificuldades. Através das intervenções do NAPp, os acadêmicos são inseridos em:
    • Programa de Hábitos de Estudo (individual ou grupal) com o objetivo de orientar o acadêmico quanto ao uso de estratégias de aprendizagem.
    • Programa de Orientação de Aprendizagem (PROAP), têm em vista sanar fragilidades da educação básica através da revisão de conteúdos básicos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática fundamentais para um melhor desempenho no percurso de sua formação universitária.
  5. Núcleo de Apoio ao estudante estrangeiro (NAEI). Tem por finalidade orientar, apoiar e fornecer de forma prática e direta, informações e ferramentas valiosas para que os estudantes possam compreender e identificar o conjunto de regras relacionadas à condição jurídica dos estrangeiros no Brasil (ver anexo VII).
  6. Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. Tem por finalidade perceber e sugerir medidas que contribuam com o processo de acessibilidade digital, metodológica, comunicacional social e inserção na realidade acadêmica/institucional às pessoas com deficiência, que apresentem comprometimento de suas capacidades motoras, visuais, auditivas ou quaisquer outras que necessitem de auxílio na busca por condições igualitárias, permitindo desta forma, a participação em todas as atividades ofertadas pela FADBA e acesso dentro das dependências da mesma.
  7. Pastoral Universitária. Objetiva a assistência religiosa, moral e espiritual, prestada por profissional devidamente qualificado.
  8. Ouvidoria. Possui a função de contribuir para o desenvolvimento institucional e defender o compromisso ético no âmbito acadêmico da FADBA, ensejando uma maior qualidade dos serviços oferecidos e do atendimento prestado.
  9. Instituto de Idiomas - O Instituto Missionário de Idiomas (IMI) oportunizará aos estudantes da FADBA o aprofundamento acadêmico em línguas estrangeiras modernas (Inglês, Espanhol e Alemão), de modo que a formação profissional seja compatível com as exigências do mercado no que tange a comunicação, visto que historicamente a escola básica no Brasil tem sido ineficiente na aprendizagem de outros idiomas. Para tanto, os estudantes podem se inscrever nos cursos oferecidos em turmas organizadas em diferentes turnos letivos. Os cursos oferecidos são subsidiados parcialmente pela FADBA, cujo objetivo é facilitar o acesso e a permanência dos discentes.
  10. Apoio financeiro. Acontecerá  através de: a) Programa de Financiamento Estudantil – FIES, que permite o estudo a estudantes sem condições de arcar com os custos de sua formação profissional; b) Programa Universidade para Todos – ProUni, criado pelo governo federal, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior; c) Estímulo à permanência através de bolsas de estudo institucionais a 20% dos estudantes matriculados; d) Programa de bolsas de Iniciação Científica  com regulamentação própria; e) Instituto de Desenvolvimento ao Estudante Colportor (IDEC) que capacita estudante através de cursos e estratégias para sua auto-sustentação financeira; f) Programa Educamais Brasil
  11. Núcleo de acompanhamento de egressos (NAE). O curso de Odontologia da FADBA através do NAE realizará o acompanhamento de egressos com o objetivo identificar a condição do egresso diante do mercado de trabalho e acompanhar o seu desempenho na carreira profissional. O programa incluirá o cadastramento dos discentes formados, a manutenção de seus dados em um site específico, a elaboração de questionários, pesquisa de campo, tratamento e integração dos dados.
  12. Estímulo e difusão para produção acadêmica. A FADBA, tem como premissa a importância de fomentar a construção do conhecimento científico, como também julga imprescindível o desenvolvimento de políticas associadas à difusão das produções acadêmicas com o intuito de projetar a instituição na comunidade científica. Dentre as políticas encontram-se a manutenção de revistas científicas, a organização de eventos científicos para divulgação de resultados, a concessão de auxílios e de gratificação a produção científica a estudantes, a saber:
    • Revistas científicas. A FADBA possui quatro revistas que abrangem três áreas de concentração: Revista Formadores, que abrange a área de gestão e educação; a Revista Brasileira de Saúde Funcional- REBRASF, que abrange a área de saúde; e as Revistas Hermenêutica e a Práxis Teológica, que abrangem a área Teológica. Cada uma dessas revistas possui corpo editorial próprio e recebem para publicação trabalhos relativos a pesquisa de campo, revisão sistemática ou bibliográfica, e relatos de experiência sendo estes de pesquisadores internos ou externos.
    • Eventos científicos. São realizados, anualmente, na Faculdade Adventista da Bahia, eventos com o intuito de formação acadêmica e científica, bem como de divulgação do conhecimento produzido por discentes. São realizados dois tipos de eventos, o Salão de Iniciação Científica e Congresso Científico. Eles ocorrem bienalmente de modo que a cada ano tem-se a realização de apenas um deles. Para ambos os eventos, são organizadas comissões científicas com o intuito de se avaliarem trabalhos a serem apresentados, bem como apontarem aqueles que se destacaram. Uma grande parcela destes trabalhos é originada das linhas de pesquisa propostas pela instituição de modo que estes dois eventos são considerados os canais de divulgação validados.
    • Auxílio participação em eventos. O Auxílio Participação em eventos é um crédito em reais disponibilizado a discentes com a finalidade de desenvolvimento acadêmico e científico. Esse recurso é concedido para a participação em atividades acadêmicas informativas e formativas (congressos; cursos e equivalentes) e abrange custos com inscrição, passagens, hospedagem, alimentação, produção de banners, etc.
  13. Intermediação e acompanhamento de estágios não obrigatórios remunerados.  Ações para a promoção da inserção no mercado de trabalho com oferta de serviços que possibilitem o acesso e a manutenção do estudante em estágio obrigatório e não obrigatório (captação e divulgação de vagas, orientação para a elaboração de currículos e seleções, programa de trainee institucional, etc.);
  14. Intercâmbios Nacionais e Internacionais. São firmados convênios de parceria com instituições nacionais e estrangeiras em busca de viabilizar mecanismos para fortalecer o intercâmbio de estudantes e docentes.
  15. Participação em Diretório Estudantil. É a instância de representação estudantil da FADBA e tem por objetivo a cooperação da comunidade acadêmica e o aprimoramento da instituição.

Acesso à Recursos de tecnologia da informação. Por meio do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NUTEC), o estudante tem acesso a TIC e suporte necessário relacionado ao AVA, ao portal do aluno, a senhas e ao uso de tabletes e notebooks, pessoais ou da instituição para atividades diversas nas salas em aula.