CORPO DOCENTE

Anaque de Oliveira Pires

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná. Mestre em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, bolsista pelo CNPq. Atualmente cursa Doutorado também em Imunologia pela UFBA, com financiamento pela CAPES. Atuante em docência e pesquisa nas áreas de: Imunologia, Imunofarmacologia, Imunomodulação em alergia, Bioprospecção de fármacos, Imunogenética e Biologia molecular no Laboratório de Imunofarmacologia e Biologia Molecular - IMUNOBIO do Instituto de Ciências da Saúde da federal baiana.

Cristina Marilia Ferreira Cosmo

Pós graduada em UTI neonatal e pediátrico em 2011, atuei como enfermeira assistencial na UTI Neonatal e Pediátrico do Hospital Estadual da Criança do ano 2011 até o ano 2013. Neste mesmo período fui preceptora na UTI neonatal da residência enfermagem pediátrica pela UFRB. Atuei também 2012 até 2013 na UTI neonatal do Hospital da Mulher. Fui enfermeira assistencial na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal e da UTI neonatal da Maternidade Jose Maria de Magalhães Neto e do Hospital Português . No momento supervisora (prática) em saúde da criança e supervisionado II pela FADBA.

DANIELA SANTANA REIS

É doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde também integra o Grupo de Estudos em Formação do Educador, Comunicação e Memória (FECOM); mestre em Educação e Cultura Contemporânea (UNESA) e graduada em Pedagogia com ênfase em Gestão Escolar e Docência para as matérias pedagógicas do Ensino Médio (UCB). Desde 2009 é professora pesquisadora I (CAPES). Enquanto investigadora visitante, esteve no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa (UL). Atualmente é professora da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Psicologia, Bacharelado em Administração, Enfermagem, Odontologia e nos programas de pós-graduação lato sensu. Na mesma instituição participa do grupo de pesquisa que discute formação de professores, desenvolvimento profissional e inovações pedagógicas.

DJEYNE SILVEIRA WAGMACKER

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Adventista de Fisioterapia (2003), mestrado em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2013) e Doutorado em saúde Humana (2018) . Atualmente é professora da Faculdade Adventista de Fisioterapia. Tem experiência na área de Fisioterapia, reabilitação cardíaca e fisiologia do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão, atividade física, exercício, obesidade e dislipidemias

EDUARDO MENDES OLIVEIRA

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2016), Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Salvador (2013) e Técnico em Automação Industrial pela Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (2007). Conhecimento nas áreas: Dinâmica Orbital, Estrutura de Dados, Banco de Dados, Engenharia de Software, Desenvolvimento Web, Métodos Numéricos e Matemática. Atualmente sou professor universitário na Faculdade Adventista da Bahia para as disciplinas de Programação e Desenvolvimento de software e também atuei como Gerente de TI, Programador e Analista de Sistemas.

Elba Moreira de Matos

Especialista em Saúde Pública pela Faculdade Adventista da Bahia - FADBA (2013). Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia (2011). Professora da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), supervisionando disciplinas teórico-práticas de Semiologia e semiotécnica I e II, Saúde do Adulto I e Estágio Supervisionado em Atenção básica para o curso de graduação em Enfermagem. Realiza pesquisas nas áreas de saúde coletiva, enfermagem e clínica médica e saúde da mulher.

ELENILDA FARIAS DE OLIVEIRA

Doutora em Enfermagem, área de concentração Saúde da Criança (UFBA - 2016), Mestre em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia (FIOCRUZ - 2010). Especialista em Gestão Educacional e Docência e Pesquisa no Ensino Superior pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Salvador, atuando na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Professora da graduação em Enfermagem e Odontologia da FADBA. Professora da pós-graduação em Fisioterapia e Saúde Pública da FADBA. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em saúde da criança, saúde da população negra, comunidades quilombolas.

ELIANE CRISTINA DE ALVARENGA MELO

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Adventista da Bahia (2005), é concluinte do curso de Psicologia pela Faculdade Adventista da Bahia (2018) . Atualmente coordena a pós-graduação em fisioterapia pélvica (obstetrícia, urologia e sexualidade). É professora da disciplina saúde da mulher, supervisora de estágio curricular na área de saúde da mulher, coordena o projeto de extensão "Rede Cegonha", todas essas atividades realizadas na Faculdade Adventista da Bahia. Realiza também atendimentos na área de obstetricia, como doula e palestras na área de sexualidade. Tem experiência e atua nos seguintes temas: fisioterapia, psicologia, saúde da mulher, sexualidade, disfunção sexual, incontinência urinária, gestação e RPG.

ESMERALDO ALVES DOS SANTOS SOBRINHO

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Adventista de Ensino (1989) e pós-graduação em Planejamento e Gestão para a Educação pela Universidade Estadual da Bahia. Atualmente é professor da Faculdade Adventista da Bahia. Tem experiência na área de Gestão Educacional e Docência Universitária

FABIANO LEICHSENRING SILVA

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Feevale, mestre e doutor em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Saúde Pública, especialista em Metodologia e Pesquisa no Ensino Superior e membro da sociedade brasileira de fisiologia. Tem experiência na área de Fisioterapia em Terapia Intensiva, foi coordenador de estágio e coordenador do curso de fisioterapia da Faculdade Adventista da Bahia, também atuou como coordenador institucional de pesquisa e como coordenador geral de Pós-graduação da Faculdade Adventista da Bahia, bem como professor de Fisiologia do curso de Fisioterapia e professor da pós-graduação Lato Sensu de Saúde Pública e Fisioterapia Hospitalar, tendo atividades administrativas e docentes vinculadas à Residência em Fisioterapia Hospitalar com Ênfase em Terapia Intensiva no Hospital da Cidade (Salvador/BA) e na Residência de Fisioterapia Pediátrica e Neonatal do Hospital Estadual da Criança (Feira de Santana/BA). Atua também como professor da graduação e do mestrado do Seminário Latino Americano de Teologia. Atualmente atua como Diretor acadêmico da Faculdade Adventista da Bahia e como professor do Seminário Adventista Latino Americano de Teologia, onde realiza pesquisas na área de Espiritualidade e Saúde.

FABIO MADUREIRA GARCIA

Atualmente realizando Mestrado Profissional em Administração na UFBA. Sou graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Adventista de Administração em 2005. Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras no ano de 2008 e em Libras pela UNICID. Atualmente sou professor na FADBA - Faculdade Adventista da Bahia onde leciono as disciplinas de Simulação Empresarial no curso de Administração, Informática em Ciências Contábeis e Gestão da Tecnologia da Informação e Libras para os cursos de Administração, Secretariado, Psicologia, Fisioterapia, Pedagogia, Enfermagem e Teologia. Também destaco as disciplinas de Informática Básica nos cursos de: Cozinheiras e Garçom/garçonete no SENAC - BA e Informática preparatória para alunos com necessidades especiais - surdos, deficientes auditivos e cadeirantes - no SENAI - BA. O que me levou a aperfeiçoar e estudar para ser professor foram os 13 anos como Analista de Suporte Computacional na Faculdade Adventista da Bahia, onde fui responsável em gerir, planejar, coordenar e supervisionar as atividades da área de suporte técnico, compreendendo o desenvolvimento de estudos de hardwares e softwares, através de análises, planejamento, instalação, implantação e a manutenção preventiva e corretiva de microcomputadores. Após esse longo período trabalhando na área técnica, tive a oportunidade de trabalhar como auxiliar acadêmico na Faculdade Anísio Teixeira, ampliando a visão do processo acadêmico e do relacionamento de professor e aluno. Após esses anos então, iniciei as atividades como professor, aproveitando todo conhecimento técnico prático.

Hebert Davi Liessi

Atualmente é professor de Teologia, Religião e Filosofia na Faculdade Adventista da Bahia. Trabalhou como Capelão Escolar e como Professor da matéria de Ensino Religioso no Colégio Adventista de Salvador (2012-2013). Atuou como pastor de igrejas em Salvador e Feira de Santana (2012-2018). Possui Bacharel em Teologia - SALT/BA (2011), Especialização em Missiologia - SALT/BA (2012). Especialização em Interpretação e Ensino da Bíblia - SALT/BA (2016) e Mestrado em Teologia SALT/BA (INTRA-CORPUS-2016). Seu interesse de pesquisa está nas áreas de Teologia, Exegese, Hermenêutica, Educação religiosa e Ministério pastoral.

HELEN MEIRA CAVALCANTI

Possui Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) 2003, Pós-Graduação Lato Sensu em Reabilitação nas Disfunções Neuromotoras pela Universidade de Santo Amaro (UNISA-SP) 2004, Pós-Graduação Stricto Sensu em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP) 2007. Doutoranda em Ciências da Saúde na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem formação na Técnica de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (Método PNF). Atualmente é docente, supervisora do estágio curricular obrigatório e membro do Núcleo Docente Estruturante no curso de Fisioterapia da FADBA; presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais de Experimentação (CEUA) da FADBA.

HUGO BERNARDINO FERREIRA DA SILVA

Graduado em Enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia, Mestre em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia, com financiamento pela CAPES. Atualmente cursa doutorado em Imunologia com ênfase em mecanismos de regulação genética e epigenética para infecções helmínticas, bolsista CNPq. Professor de Imunologia e microbiologia, Patologia e Histologia na FADBA. Realiza pesquisas nas áreas de Imunofarmacologia, imunogenética e biologia molecular, Bioprospecção de fármacos, Imunomodulação em inflamações, alergias e infecções helmínticas no Laboratório de Imunofarmacologia e Biologia Molecular - IMUNOBIO no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia.

HUGO BERNARDINO FERREIRA DA SILVA

Graduado em Enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia, Mestre em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia, com financiamento pela CAPES. Atualmente cursa doutorado em Imunologia com ênfase em mecanismos de regulação genética e epigenética para infecções helmínticas, bolsista CNPq. Professor de Imunologia e microbiologia, Patologia e Histologia na FADBA. Realiza pesquisas nas áreas de Imunofarmacologia, imunogenética e biologia molecular, Bioprospecção de fármacos, Imunomodulação em inflamações, alergias e infecções helmínticas no Laboratório de Imunofarmacologia e Biologia Molecular - IMUNOBIO no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia.

JEZREEL SANTOS DE MELO

Possui graduação em Licenciatura em matemática pela Universidade Federal da Bahia (2005). Tem pós-graduação em Matemática e Estatística e em Docência do Ensino Superior. É mestre em administração, professor titular da FADBA (Faculdade Adventista da Bahia) e autor da Casa Publicadora Brasileira para didáticos de matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos matemáticos, aprendizagem significativa, educação matemática, desempenho escolar, matemática financeira, matemática aplicada à administração e contabilidade, raciocínio quantitativo, matemática na educação infantil e estatística aplicada.

LILIAN ANABEL BECERRA DE OLIVEIRA

Possui Mestrado em Medicina e Saúde Humana - Escola Bahiana de Medicina (2013), Mestrado em Fisioterapia - Andrews University, USA (2002), Graduação em Fisioterapia - Universidad de la Frontera, Chile (1987), Especialidade em Ortopedia e Saúde Pública. Atualmente é Gerente da Clínica Adventista da Bahia e Coordenadora Geral dos Estágios de Saúde - FADBA. Professora de Anatomia, Cinesiologia e Cinesioterapia. Tem experiência profissional em Fisioterapia, com ênfase em Ortopedia e Terapia Manual; Pesquisas nos temas de: Disfunção temporomandibular, e neuromodulação.

Luna Vitória Cajé Moura

Mestra em enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professora substituta na UFBA nos componentes: Fundamentos de enfermagem para o cuidado individual e Saúde do idoso. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde do Idoso (NESPI-UFBA); Especialista em Terapia Intensiva sob forma de Residência pela UFBA; Especialista em Emergência e UTI pela Faculdade Social da Bahia. Foi estagiária do 5° Estágio de vivências no SUS da Escola Estadual de Saúde Pública e SESAB. Possui experiência de 6000horas em UTI; estágios em clínica médica, clínica cirúrgica, emergência, nefrologia, pediatria e Saúde da Família.

Maiza de Oliveira Abreu

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia - FADBA. Possui Residência em Enfermagem Hospitalar com ênfase em saúde do idoso permutando: Unidades de Clínica Médica, Pré e Pós Cirúrgicas, Unidade Coronariana, Centro de Terapia Intensiva Clínica e Cirúrgica pelo Hospital Adventista Silvestre - HAS - Rio de Janeiro. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Norte do Paraná. Pós -graduanda em métodos de ensinagem e aprendizagem na perspectiva andragógica pela FADBA. Tem experiencia na área de enfermagem, com ênfase em unidade de clínica médica e emergência, prestando assistência direta ao paciente idoso com doenças agudas, crônicas e em cuidados paliativos. Atualmente é docente e supervisora de estágio da graduação em enfermagem da FADBA.

Marcela Barbosa Peixoto

Enfermeira, Pós graduada em Enfermagem do TRABALHO, OBSTETRÍCIA e UTI. Pós graduanda em Auditoria e serviço de saúde. Título de Especialista em Enfermagem Intensivista - UTI. Coordenadora de Enfermagem e RT da UTI do Hospital e Maternidade Luiz Argolo - SAJ/BA. Possuo habilidade e experiência em cuidado intensivo/crítico.

MARCELO DA SILVA TORRES

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (2009), Bacharel em Teologia pela Faculdade Adventista da Bahia (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento. Também possui Pós Graduação em Gestão Educacional e Gestão de Pessoas com experiência em ambas as áreas. Foi diretor de escola por 6 anos, professor de educação básica secundária por 10 anos e atualmente é professor na Faculdade Adventista da Bahia, onde leciona há 3 anos.

MARCIA OTTO BARRIENTOS

Doutoranda em IMUNOLOGIA - UFBA. Mestre em CIÊNCIAS, área de concentração - Química para agricultura e ambiente - CENA/USP. Especialista em QUÍMICA - Universidade Federal de Lavras - UFLA e em DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR - FACIMED. Bacharel em FARMÁCIA pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo-FAFABES e com licenciatura plena em QUÍMICA pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal-FACIMED. Atualmente é professora na Faculdade Adventista da Bahia - FADBA. Na experiência do ensino consta no ensino superior (UNIR, FSP, FAROL, FACIMED, FADBA) e ensino médio (Colégio Clarice Lispector, Governo do Estado de Rondônia e IAENE). Na área de farmácia, foram 19 anos, com ênfase em Farmácia Comunitária e Administração de Farmácias. Atualmente pesquisa ampla varredura genômica - GWAS - para doença periodontal.

Marina Marques França

Enfermeira especializada em Terapia Itensiva, com experiência em Rede Hospitalar e Rede Básica. Com pós graduação em Enfermagem em Obstetricia e Neonatologia, em andamento.

Milena Marques Cerqueira

Enfermeira, graduada pela Faculdade Nobre de Feira de Santana Bahia (FAN). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia (UEFS). Especialista em Enfermagem Oncológica pela Faculdade Integrada. Atua como enfermeira na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON/HDPA) e como docente do Centro de Formação Tecnológico (ESATER), ministrando as disciplinas de Administração e Humanização Hospitalar e Saúde do Idoso. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU) e do Grupo de Estudos em Cardiooncologia da UEFS/HDPA.

Nádia Ferreira de Oliveira Silva

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é Enfermeira e coordena uma Unidade de Saúde da Família na cidade de São Félix. Pós graduada pela Universidade Estácio de Sá em Auditoria de Sistemas de Saúde e pelo Instituto de Saúde Coletiva em gestão de Tecnologias em Saúde, possui em andamento uma especialização em Saúde da Família pela UNASUS/UFPEL.