Resultados Disponíveis

SOBRE O

V Congresso Científico da FADBA


Desde a década de 1930 o Brasil vivencia um processo de desenvolvimento econômico, modernização e participação social, acompanhado de períodos autoritários e de crises econômicas. Ainda que por um lado, seja notável a melhoria das condições de vida da população, por outro, identifica-se a pobreza extrema, marginalização social, carência de oportunidades de emprego, opressão e a insegurança econômica, política e social. Estes aspectos evidenciam o intenso paradigma que se impõe na rotina de todos enquanto cidadãos e denotam a necessidade de se analisar e compreender como ocorre a dinâmica das políticas sociais que não contemplam, de forma eficaz, as reais necessidades da população.

Destaca-se, portanto, a importância de um olhar analítico, crítico e fundamentado para os diversos aspectos que envolvem a qualidade de vida do povo brasileiro. De forma que se ofereça estratégias de ação para a economia, saúde, educação, segurança, política, movimentos sociais e participação popular. Múltiplos olhares para a compreensão de um Brasil de paradoxos, de dilemas e incertezas, de diversidades culturais, religiosas e étnicas.

A Faculdade Adventista da Bahia, através deste evento, visa promover discussões, reflexões e novas formas de pensar sobre o desenvolvimento social do Brasil na contemporaneidade. O V Congresso Científico “Desenvolvimento social: Múltiplos olhares para um Brasil contemporâneo” destina-se a estudantes e profissionais das diversas áreas do conhecimento e pretende promover a produção de pensamentos e ações capazes de propor transformação das condições de vida da população brasileira com aumento da qualidade de vida e bem-estar social.


PALESTRANTES PARA O V CONGRESSO

ORGANIZAÇÃO


COMISSÃO ORGANIZADORA


FABIANO LEICHSENRING SILVA
WILMA RAQUEL BARBOSA RIBEIRO
LUIZ FRANCISCO ROCHA E SILVA
CLÁUDIA ALVES MOREIRA RAMOS
DAYSE ROSA MOTA PINTO
DIEGO SILVA PATRÍCIO
NUBIORLÂNDIA RABÊLO PASTOR OLIVEIRA
JEZREEL SANTOS DE MELO

COMISSÃO CIENTÍFICA


ELENILDA FARIAS DE OLIVEIRA
JACÓ DOS SANTOS SOUZA
OHANA CUNHA DO NASCIMENTO
TÂNIA MOURA BENEVIDES
JEAN MAGNO RODRIGUES DO OURO (Vídeos)

COMISSÃO DE APOIO


Marketing

EBER ORTIZ MAS
NAASSOM AZEVEDO


CERTIFICAÇÃO

NÚCLEO DE EXTENSÃO (NEXT FADBA)

INVESTIMENTO


CATEGORIA VALOR PERÍODO
Estudantes e profissionais da FADBA R$ 60,00
R$ 70,00
R$ 80,00
Até 30/JUNHO/17
Até 25/AGOSTO/17
Até 15/SETEMBRO/17
Estudantes e Profissionais Visitantes R$ 100,00
R$ 110,00
R$ 120,00
Até 30/JUNHO/17
Até 25/AGOSTO/17
Até 15/SETEMBRO/17

CALENDÁRIO DO EVENTO


MODALIDADES



PÔSTERES, COMUNICAÇÕES ORAIS, MESAS REDONDAS

Serão aceitos resumos de trabalhos procedentes de diversas as áreas do conhecimento. Os resumos serão apresentados sob a forma de Pôster, Comunicação Oral e Mesa Redonda.

Poderão ser inscritos resumos sob 3 categorias:

  • Relato de experiência: - estudo com o objetivo de descrever e analisar os resultados de uma experiência realizada em um contexto de atuação profissional. No relato de experiência o indivíduo realiza uma análise sobre uma vivência que contribua com o aperfeiçoamento teórico, prático e profissional.
  • Trabalho empírico - pesquisa realizada a partir da utilização de metodologia qualitativa e quantitativa.
  • Revisão de literatura sistemática: - Estudo com o objetivo de sistematizar os principais resultados e pesquisas realizadas ao longo de um recorte temático em um intervalo de tempo específico. A revisão sistemática permite mapear as publicações, para isso, utiliza bancos de dados em revistas eletrônicas e periódicos científicos.

Os trabalhos poderão ser submetidos por estudantes e profissionais, exceto para a modalidade de mesa redonda que será destinada a trabalhos submetidos apenas por profissionais. Todos os resumos serão analisados por um comitê científico composto por professores de diversas instituições. OBS. Além de ser submetido em formato de resumo, o trabalho também poderá ser enviado para uma das revistas especificadas no tópico abaixo, para publicação em forma de artigo completo.


A Revista Formadores e a Revista Brasileira de Saúde Funcional - REBRASF, em parceria com o V CONGRESSO CIENTÍFICO da FADBA, irá disponibilizar uma edição exclusiva para trabalhos apresentados no evento. Estes trabalhos, além de serem submetidos como resumos do evento também podem ser submetidos para análise em uma das duas revistas, sendo ambas definidas por distintas áreas, como apontado abaixo:

Revista Brasileira de Saúde Funcional – Área de Ciências da Saúde

Link: Revista Brasileira de Saúde Funcional - RBSF

Revista Formadores – Área de Educação e Área de Ciências sociais aplicadas.

Link: Revista Formadores

Os artigos devem pertencer às áreas específicas de cada revista e seguir os critérios de submissão estabelecidos pela revista.


Serão aceitos resumos de vídeos procedentes das diversas áreas do conhecimento que abranjam o tema de Desenvolvimento Social no Brasil. Os vídeos devem ser educativos e atender aos seguintes critérios:

  • - Apresentar tempo máximo de 7 minutos;

  • - Apresentar tamanho máximo de 100 MB;

  • - Apresentar qualidade na captura do som e imagens;

  • - Apresentar um propósito identificável;

  • - Apresentar vinheta de abertura com o tema;

  • - Apresentar identificação, com cartela, dos participantes;

  • - Apresentar ficha técnica ao final do filme

  • - Utilizar música (trilha sonora) de domínio público, ou música autoral para evitar problemas de infligir o direito de som

  • - Ser regido pela ética e respeito ao outro.

  • • Utilizar a ficha de cessão de direito de imagem, som e voz para todos os entrevistados (crianças devem ter autorização dos pais ou responsável legal) ou participantes quer por narração ou imagem. Clique aqui

Deve-se preparar um resumo com o conteúdo a ser explanado no vídeo conforme especificado nas orientações gerais propostas neste site. O vídeo deve ser postado neste link.

ORIENTAÇÕES GERAIS


Leia atentamente antes de realizar a submissão de trabalhos.

  • A avaliação do resumo estará vinculada a efetivação do pagamento da inscrição.
  • Cada inscrito poderá submeter até 3 trabalhos enquanto autor principal.
  • Cada resumo poderá conter no máximo seis (6) autores, sendo que pelo menos 1 (um) deverá estar inscrito no evento.
  • Não serão aceitas submissões de resumos de projetos de pesquisa, somente relatos de pesquisa com resultados parciais ou finais.
  • Não serão aceitos resumos de trabalhos já publicados na íntegra.
  • Não serão aceitos resumos com tabelas, gráficos, fotos ou fórmulas matemáticas ou químicas.
  • Resumos realizados com professor orientador apenas devem ser submetidos após o consentimento do mesmo. Sendo necessário que o nome do professor seja colocado como autor ou co-autor.
  • O título do resumo deve ser todo em letras maiúsculas e ser seguido pelo nome dos autores;
  • Para garantir que o seu nome seja citado de maneira uniforme, padronize a ordem de seu sobrenome em todos os resumos em que você for autor ou co-autor;
  • Deve ser identificada a Instituição, a Cidade e o Estado onde o trabalho foi realizado;
  • Os resumos quantitativos não serão aceitos sem dados numéricos (por ex.: média e desvio padrão; porcentagem do controle; etc.).
  • O material apresentado no dia do evento deve ser substancialmente semelhante àquele descrito no resumo. Em particular, o título, autores e conteúdo científico devem ser idênticos ao do resumo;
  • Formatar o arquivo com fonte Times New Romam, 12; para símbolos especiais usar fonte "symbol" .
  • Cada resumo deverá ter entre 300 a 400 palavras. (Não inclusos: o título, autores e palavras chaves).
  • Palavras-chave: no máximo 3, podendo ser palavras ou expressões (ex.: Administração, Recursos humanos, etc.)
  • Apoio Financeiro: Deve ser mencionado na última linha, quando houver.
  • Para realização do resumo deve-se considerar o MODELO DE RESUMO PARA PÔSTER, COMUNICAÇÃO ORAL e MESA REDONDA

O objetivo da mesa redonda é promover uma discussão teórica sobre uma ou mais áreas do conhecimento. Esta atividade poderá ser proposta por pesquisadores graduados ou profissionais de organizações diferentes havendo a necessidade de um coordenador proponente. As mesas-redondas serão compostas de três apresentações, sendo que de cada uma destas deve ser submetido um resumo. Estes resumos devem estar em umas das 3 categorias apresentadas: Relato de Experiência, Trabalho empírico e Revisão de literatura sistemática. Apenas um dos 3 (três) autores deve apresentar a proposta ao evento, entretanto, faz-se necessário que todos os 3 (três) estejam inscritos.

Deste modo, a submissão para esta modalidade será composta de 4 resumos. O primeiro consiste em um resumo com 300 a 400 palavras, contendo: introdução, objetivos da Mesa Redonda, descrição breve do que cada um dos três trabalhos irá apresentar e três palavras chaves. Os outros três resumos devem seguir o MODELO DE RESUMO PARA PÔSTER, COMUNICAÇÃO ORAL e MESA REDONDA.

  • O título do resumo deve ser todo em letras maiúsculas e ser seguido pelo nome dos autores;
  • Para garantir que o seu nome seja citado de maneira uniforme, padronize a ordem de seu sobrenome em todos os resumos em que você for autor ou co-autor;
  • Deve ser identificada a Instituição, a Cidade e o Estado onde o trabalho foi realizado em cada resumo;
  • Os resumos quantitativos não serão aceitos sem dados numéricos (por ex.: média e desvio padrão; porcentagem do controle; etc.).
  • O material apresentado no dia do evento deve ser substancialmente semelhante àquele descrito no resumo. Em particular, o título, autores e conteúdo científico devem ser idênticos ao do resumo;
  • Formatar o arquivo com fonte Times New Romam, 12; para símbolos especiais usar fonte "symbol" .
  • Palavras-chave: no máximo 3, podendo ser palavras ou expressões (ex.: Administração, Recursos humanos, etc.)
  • Apoio Financeiro: Deve ser mencionado na última linha, quando houver.

O resumo para vídeo deve conter 150 a 200 palavras, especificando: introdução, objetivos do vídeo e descrição da proposta.

  • O título do resumo deve ser todo em letras maiúsculas e ser seguido pelo nome dos autores;
  • Para garantir que o seu nome seja citado de maneira uniforme, padronize a ordem de seu sobrenome em todos os resumos em que você for autor ou co-autor;
  • Deve ser identificada a Instituição, a Cidade e o Estado onde o trabalho foi realizado;
  • Formatar o arquivo com fonte Times New Romam, 12; para símbolos especiais usar fonte "symbol" .
  • Palavras-chave: no máximo 3, podendo ser palavras ou expressões (ex.: Administração, Recursos humanos, etc.)
  • Apoio Financeiro: Deve ser mencionado na última linha, quando houver.

Fale Conosco


Fone: (75) 34258096


E-mail: naipe@adventista.edu.br