Educadores são motivados a fortalecer valores cristãos na educação do século 21

Como fortalecer um modelo de ensino que alinha a pela excelência pedagógica e o compromisso com os valores bíblicos? Esta pergunta funcionou como um guia para o I  Concílio da Educação Adventista da União Leste Brasileira, sede da Igreja Adventista do Sétimo Dia para Bahia e Sergipe.


Por Heron Santana

Como fortalecer um modelo de ensino que alinha a pela excelência pedagógica e o compromisso com os valores bíblicos? Esta pergunta funcionou como um guia para o I  Concílio da Educação Adventista da União Leste Brasileira, sede da Igreja Adventista do Sétimo Dia para Bahia e Sergipe. O evento aconteceu entre os dias 14 a 16 de julho, e trouxe especialistas da áreas diversas para cerca de 260 participantes, entre administradores, diretores de escolas e colégios, gestores educacionais, orientadores, coordenadores, assistentes sociais, advogados e assessores de imprensa.

Educadores, advogados, especialistas em inclusão social e outros convidados abordaram desafios de trabalhar a educação no atual contexto da sociedade brasileira. Mas, mesmo com toda a abordagem técnico-pedagógica, os caminhos que cruzam a educação para o mercado de trabalho e a educação para a eternidade foram constamente lembrados.

“A Educação Adventista é a Igreja Adventista. Tem os mesmos propósitos da Igreja mas atua num segmento específico que é a área educacional”, disse Edgar Luz, líder da Educação Adventista para oito países da América do Sul. Ele foi um dos palestrantes e abordou a conexão da educação confessional com a missão da Igreja.

A declaração do líder sul-americano foi compartilhada pelo pastor Stanley Arco, presidente da Igreja Adventista para Bahia e Sergipe. Ele salientou o desejo de ver todos os gestores e colaboradores vivendo guiados pela Bíblia. O líder para esses dois estados nordestinos enfatizou o Projeto Todos Pela Palavra, que motivará os adventistas para uma experiência de vida orientada pela Palavra de Deus.

A abordagem de Luz também ressoou os objetivos do encontro apresentados pelo professor Luiz Penteado, líder da Educação Adventista para Bahia e Sergipe. “Queremos realinhar os propósitos e práticas administrativas da rede, mas também reacender na mente da equipe o motivo para esta rede existir”, afirmou.

Além do propósito orientado para a missão da rede, Penteado apresentou expectativas que precisavam ser atendidas pelo evento:

  • Unificar, resguardadas as peculiaridades de cada região, os procedimentos e o cronograma de matrículas para a campanha 2020, bem como para o quinquênio eclesiástico na área educacional;
  • Tomar votos estruturantes para melhorar a boa prática administrativa e segurança jurídica de nossas instituições de ensino;
  • Favorecer o entrosamento e unidade do grupo através da convivência e troca de experiências.

Para Noábia Dantas, uma das participantes do evento, o objetivo foi alcançado. “Este encontro serviu para deixar todos nós no foco correto”, declarou. Formado pela Educação Adventista, o pastor Marcos Santiago deu um depoimento emocionado da força desse modelo de ensino na formação pessoal e acadêmica. “A Educação Adventista acreditou em mim. Me educou para pensar no céu. Me ofereceu a ponte entre o que eu vivo hoje e aquilo que Deus prepara para mim para a eternidade”, afirmou.

Na Bahia e em Sergipe, existem 28 unidades escolares, incluindo a Faculdade Adventista da Bahia.

Veja mais fotos AQUI e AQUI

Comente

FADBA oferece curso de pós-graduação em teologia

Salt | Notícias | TEOLOGIA | ACADÊMICO | PÓS-GRADUAÇÃO | Destaque |

A Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) através da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa e
Extensão da Escola de Teologia denominada Seminário Latino-Americano de Teologia (SALT), no uso
de suas atribuições, estabelece e torna públicas as normas do processo seletivo para o preenchimento
de vagas dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Missão Urbana, Aconselhamento
Pastoral e Interpretação e Ensino da Bíblia para ingresso em 2020.1.

Leia Mais

Aluno de odontologia da FADBA ingressa no programa de internato em área profissional de saúde

ACADÊMICO | Destaque | Notícias | ODONTOLOGIA |

Henry Mcarter Senra Almeida, estudante do curso de odontologia da FADBA, foi aprovado no processo seletivo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para ingressar no programa de internato em área profissional de saúde - Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. O Programa de Internato em Cirurgia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia da UFBA oferecerá, no primeiro semestre de 2020, um total de dezesseis vagas. Os eixos temáticos contemplarão atividades teóricas e práticas que serão desenvolvidas de acordo com o Projeto Pedagógico do Programa.

Leia Mais

Egressas do curso de fisioterapia da FADBA recebem aprovação em residência

ACADÊMICO | Destaque | FISIOTERAPIA | Notícias |

Jackeline Moreira e Milena Cipriano, egressas do curso de fisioterapia da FADBA, recebem aprovação em processos seletivos de residência realizados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Uma conquista que trará grandes êxitos para a carreira profissional das fisioterapeutas. 

Leia Mais

Se você tem interesse em estudar na Faculdade Adventista da Bahia, deixe seus dados e entraremos em contato.

Olá! Eu sou a Ane.
Posso ajudar?