O que São Base de dados?
Bases de dados ou bancos de dados são conjuntos de registros dispostos em estrutura regular que possibilita rápida recuperação de informações nelas contidas. Normalmente estas fontes de informações são temáticas e concentram o conhecimento de uma área especifica do conhecimento, contudo existem as que são multidisciplinares e concentram em si uma grande gama de informações.
Estas fontes de informações muitas vezes são pagas e por isso de acesso restrito. Entretanto com o avanço da ciência e a necessidade de tornar públicos os resultados de suas pesquisas cada vez mais as agências produtoras (Universidades e Centro de Pesquisas) procuram conceder acesso gratuito a sua produção. Nesta direção caminha o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com o propósito de conceder acesso livre à informação cientifica em nosso país. Nestes bancos de dados são disponibilizados textos completos de artigos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Dissertações e Teses.
Estas fontes de informações são usualmente mantidas e acessadas por meio de um software conhecidos como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida. Muitas vezes o termo banco de dados é usado como sinônimo de SGDB. Nelas normalmente as buscas são facilitadas através de ferramentas de buscam que otimizam sua pesquisa.
Outras fontes de informações são os Órgãos Oficiais do Governo e agências de notícias que estão contempladas nesta seleção, disponibilizada para você pela Biblioteca das Faculdades Adventistas da Bahia.
Esta seleção esta sendo atualizada constantemente. Caso tenha alguma sugestão envie para biblioteca@adventista.edu.br.
Boa Pesquisa!
Veja os sites relacionados a saúde:
BIREME
Portal de Periódicos CAPES – Acesso Livre
SciELO - Scientific Electronic Library Online
PubMed – Inglês
PubMed – Português
REDE BIBLIOSUS – Comunidade Virtual da Rede BiblioSUS
FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz
Conselho Federal de Enfermagem
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar
Ministério da Saúde
BVS - Biblioteca Virtual em Saúde
BVS Adolescência
BVS Bioética
BVS Ciência e Saúde
BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias
BVS Doenças não Transmissíveis
BVS Educação em Ciências da Saúde
BVS Educação Profissional em Saúde
BVS Enfermagem
BVS Engenharia Biomédica
BVS História da Saúde e da Medicina
BVS Homeopatia
BVS Instituto Evandro Chagas
BVS Ministério da Saúde
BVS Odontologia
BVS Psicologia
BVS Saúde Pública
BVS Saúde Mental
BVS Saúde Reprodutiva
BVS Vigilância Sanitária